Comitiva da Agência Francesa de Desenvolvimento visita obras da Cagepa

Em missão na Paraíba, diretores da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) realizaram visitas técnicas à instalações e obras da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) na quarta (28) e quinta-feira (29). Acompanhados dos diretores de Expansão, Ricardo Moisés, e de Operação e Manutenção da companhia, Thiago Pessoa, a comitiva da AFD examinou os projetos, estruturas e acompanhou o trabalho da Cagepa em Cabedelo e Gramame, na Grande João Pessoa, e nos municípios de Arara e Bananeiras, no Brejo paraibano.

No primeiro dia de visitas, o grupo conheceu as futuras instalações da ampliação do esgotamento sanitário de Cabedelo e a Estação de Tratamento de Água de Gramame, para apresentação da obra de ampliação da capacidade de armazenamento do estoque de água. Já na quinta-feira (29), os representantes da AFD viajaram ao Brejo paraibano para inspecionar o projeto de ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento das cidades de Solânea, Bananeiras e Casserengue.

“O objetivo da visita é levantar elementos para caracterização dos impactos socioambientais das obras que estamos pleiteando apoio financeiro da AFD. Esse cronograma de vistorias faz parte de uma agenda maior, uma missão da agência de cinco dias aqui na Cagepa, para avaliar se há uma identificação com os projetos da AFD, com vistas à concessão de financiamento”, explicou o gerente de Novos Negócios e Inovação da Cagepa, Altamar Cardoso.

Além das visitas técnicas, a missão da AFD conta com reuniões diárias na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e conta com a presença de diretores, assessores, gerentes e técnicos da Cagepa, secretários de Estado, além da comitiva francesa. Até esta sexta (30), estão sendo elencadas as necessidades e potenciais da Cagepa para receber a cooperação da AFD no desenvolvimento do setor de saneamento.

Para o gerente de projetos da AFD, Fernando Pacheco, o saldo da missão é extremamente positivo. “Este é um momento em que estamos fazendo a missão de avaliação, que é a parte mais substancial de levantamento de dados e de aproximação das equipes para poder nos apoiar na instrução desse projeto. Posso adiantar que nossa equipe sai muito bem impressionada pelo trabalho realizado na Cagepa, não só na atuação durante a missão, mas também com a trajetória da empresa nos últimos anos em busca de indicadores mais positivos”, comentou.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores