Cesan participa de comemorações da Festa de São Pedro

A Festa de São Pedro, o mais antigo evento comunitário de Vitória (ES), será realizada neste fim de semana e terá a participação da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). As celebrações começam no sábado, dia 1º, e continuam no dia seguinte, quando acontece um dos momentos mais célebres da festa, a procissão marítima.
Nos dois dias de programação, haverá barracas com comidas e bebidas típicas, uma série de shows com artistas locais, com ritmos variados como pagode e sertanejo, além de quadrilhas. Para a realização do evento, a avenida João Baptista Parra, entre as ruas Almirante Tamandaré e Profº Sarmento, na Praia do Suá, estará totalmente interditada das 12 horas de sexta-feira (30) à 8 horas de segunda-feira (3).
Para o gestor da Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan, Genivaldo Cotta, a Festa de São Pedro é importante culturalmente para os capixabas e, por isso, considera que fazer parte de um evento como este é importante. “Manter as tradições culturais vivas e fazer parte delas é importante para que as gerações futuras possam contemplá-las e vivenciá-las”, disse Cotta.
Festa de São Pedro
As comemorações em homenagem ao padroeiro foram iniciadas ainda na década 20. Apesar de ter ‘nascido’ junto com as celebrações, a procissão marítima só passou a fazer parte da festa com a chegada de cerca de 200 imigrantes açorianos, que trouxeram a tradição para Vitória. O percurso começou a ser feito por barcos a remo, mas na década de 70 passaram a participar as embarcações a motor.
O trajeto, que pode ser visto ao longo da avenida Beira-Mar, é acompanhado por músicas de bandas de congo e fogos de artifício. A originalidade e a criatividade nas ornamentações dos barcos podem valer prêmios em dinheiro. A procissão termina com a bênção dos anzóis, que é realizada em alto-mar.
Confira a programação:

89ª Festa de São Pedro
Onde: rua João Batista Parra, Enseada do Suá

– Sábado (1º)
A partir das 19 horas
Banda Loucura Total
Quadrilha Vai Dar o que Falar
Lucas e Thiago

– Domingo (2)
Procissão Marítima – 8 horas
A partir das 18 horas
Leq Samba
Fabio e Vinicius
Banda Mar e Sol

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores