Cerimônia de abertura do Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis reúne representantes e líderes do saneamento

O evento conta com transmissão ao vivo, por meio do youtube da Aesbe

O Seminário Nacional da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis, realizado pela entidade, começou na noite desta quinta-feira (1º), em Brasília (DF). A Mesa de Abertura contou com a participação da vice-presidente Regional Nordeste 2, Manuela Coutinho, do vice-presidente Regional Centro-Oeste Ricardo Soavinski, e de James Serrador, vice-presidente Regional Norte.

O evento tem como objetivo proporcionar a interação entre os colaboradores das companhias que integram a Aesbe, promover o debate sobre o atual cenário e os desafios para a universalização, fazendo com que cada companhia possa compartilhar a sua experiência e desenvolver de forma conjunta soluções para alcançar objetivos.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Coutinho, ressaltou a importância representativa que a Aesbe ocupa institucionalmente dentro do setor.

“As Companhias, associadas à Aesbe levam abastecimento de água e saneamento básico para cerca de 74% da população brasileira, estamos falando de entidades e Companhias que movem bilhões de reais no setor, a nível Brasil, por ano. É necessário que oportunidades como essa sejam aproveitadas para que a gente discuta todo o processo para atingirmos a universalização”, ressaltou Manuela.

O presidente da Companhia de Saneamento de Goiás S.A.(Saneago), Ricardo Soavinski, em sua fala na solenidade de abertura, pontuou a importância de levar as pautas urgentes do setor para os candidatos à Presidência da República e aumentar a discussão sobre a área com a população e a mídia.

“Nós que somos do setor temos um compromisso com o Brasil. É importante que a gente leve questionamentos e sugestões para os presidenciáveis”, concluiu Ricardo José Soavinski.

Complementando as discussões do início da solenidade, o diretor presidente da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer), James Serrador destacou a importância desse palco de discussão proporcionado pela Aesbe para o fortalecimento do setor.

“Este tema é latente e especial para esse momento do país. Pensar saneamento básico num país de dimensões continentais, é algo que precisa ser feito com todos nós e a presença da sociedade civil, com nossos governantes. Gostaria de parabenizar toda a equipe da Aesbe por essa iniciativa tão fundamental para que os nossos presidenciáveis tenham uma maior noção das necessidades do setor”, enfatizou James Serrador.

Durante a solenidade, o coordenador da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa (CTCI), Leonardo Costa, e o secretário da Câmara, Paulo Freire, foi o representante na entrega do Documento Oficial para os vice-presidentes Regionais da Aesbe.

“Esse documento fala sobre os desafios da universalização dos serviços. Um documento plural que foi construído em conjunto com todas as regiões do país, de forma democrática. É um documento que tem a liderança da CTCI, mas tem diversas participações”, salientou o coordenador da CTCI.

Palestra Magna

A Palestra Magna do seminário foi realizada por Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima (IPCC) e presidente do Painel de Observações Terrestres para o Clima do Sistema Global de Observações para o Clima (GCOS) da Organização Meteorológica Mundial. A apresentação teve como tema “ESG e Saneamento” e em sua apresentação, Thelma Krug explanou sobre a questão do saneamento frente aos desafios da mudança climática.

“Salientando os papéis crescentes dos critérios do meio ambiente, social e de governança, é importante destacar que esse crescimento não corresponde somente a uma demanda de investidores, mas da crescente preocupação, do público em geral, com a sustentabilidade”, disse.

O seminário segue até a sexta-feira (2) no Centro Internacional de Convenções do Brasil. É possível, também, acompanhar o evento ao vivo, por meio do canal do youtube da Aesbe. Clique aqui e acesse.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores