Cerimônia de abertura do ll Seminário Nacional de Práticas Comerciais reúne especialistas e líderes do saneamento

Cerimônia de abertura do Seminário. Foto: Douglas Carvalho/Corsan

O ll Seminário Nacional de Práticas Comerciais, realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), começou na manhã desta terça-feira (14), em Gramado (RS). A solenidade de abertura contou com a participação do presidente da Aesbe, Neuri Freitas, do diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, e do diretor Comercial de Inovação e Relacionamento da Corsan, Jean Bordin, que iniciaram as falas de boas-vindas aos participantes e introduziram os temas que serão debatidos durante o evento.

O objetivo do seminário é disseminar as melhores práticas comerciais das companhias estaduais de saneamento, para que cada companhia possa melhorar seus processos comerciais com base na experiência de empresas que compartilharam seus casos de sucesso.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Aesbe, Neuri Freitas, pontuou em sua fala os desafios que o setor de saneamento está enfrentando, como a troca de experiências pode ser benéfica para ajudar a alcançar a meta de universalização em todo o país e como o trabalho da Aesbe e fa Câmara Técnica Comercial é fundamental para direcionar o trabalho feito pelas Companhias no Brasil.

Neuri Freitas. Foto: Douglas Carvalho/Corsan

“A universalização depende do empenho de todos nós. O nosso desafio é muito grande e acredito que a área comercial tem papel fundamental nisso, pois precisamos vender, arrecadar e fazer com que o cliente entenda a importância da valorização dos nossos serviços e assim perceba que a Companhia está lá para ajudá-lo. Devemos continuar a trazer novas ideias sobre inovação e tecnologia para, assim, chegarmos à universalização”, ressaltou Neuri Freitas.

Examinando temas atuais relacionados à fala do Presidente Neuri, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, enfatizou a importância da realização do seminário.

“Gostaria de dar os parabéns ao presidente Neuri pela condução e pela fala bastante ponderada e realista que ressalta os desafios que temos pela frente. Parabéns para a Aesbe, o momento atual é bastante adequado para a realização de um evento como esse. Essa interação é muito importante, pois o setor tem passado por grandes transformações e o fato de termos nos isolado atrapalhou um pouco a nossa troca de experiências. É importante olharmos para ver o que podemos evoluir e fazer melhor”, disse.

A necessidade da discussão sobre inovação no setor de saneamento foi também enfatizada pelo diretor Comercial, Inovação e Relacionamento da Corsan, Jean Bordin.

“Voltar a discutir inovação nos processos comerciais de forma presencial é um grande aprendizado para todos. Nesses dois dias de imersão há muito para aproveitar e conhecer pelo seminário. Presidente Neuri, sei que é um desafio tocar uma Associação como a Aesbe, dessa envergadura, num momento tão desafiador no setor de saneamento. Gostaria de agradecer a Aesbe pela inciativa e os parceiros por todo o envolvimento”, exclamou.

O seminário segue até a terça-feira (15) e, durante estes dois dias, serão realizados uma série de painéis com especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil, onde serão debatidos sete eixos: Ecossistemas de Pagamento; Cadastro Técnico e Comercial; Sistemas de Medição; Inteligência Artificial; Canais de Relacionamento com o Cliente; Contratos de Performance Comercial; e Cofaturamento de resíduos sólidos. Em todos os eixos, terá apresentação de cases das Companhias Estaduais de Saneamento.

Confira a programação completa do Seminário, clicando aqui.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores