Casan já exibe imagens em tempo real de efluentes tratados em Florianópolis

Com informações de Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) disponibiliza em seu site as imagens de monitoramento em 24 horas das saídas dos efluentes tratados em três das Estações de Tratamento de Esgoto de Florianópolis. São elas a ETE Canasvieiras, a ETE Insular e a URA Beira-Mar. Para acessar as transmissões, basta clicar neste link ou então entrar na página inicial do site casan.com.br e clicar no setor “ETES Ao Vivo”, no canto inferior direito, conforme a imagem abaixo.

A iniciativa atende a um pedido do prefeito Topázio Neto feito em janeiro, quando foi lançado o Pacto Pelo Saneamento. Ele sugeriu que a CASAN, que tem a concessão do saneamento da capital, disponibilizasse imagens em tempo real dos efluentes tratados nas ETEs da cidade. A sugestão foi acatada pelo diretor-presidente da Companhia, Laudelino Bastos. “Tudo que for necessário para trazer mais transparência ao trabalho das estações, contará com o apoio da CASAN”, informou Laudelino.

Para além das três ETEs, a CASAN em breve vai instalar circuitos internos na ETE Lagoa da Conceição (Lagoa de Evapoinfiltração) no meio das dunas e na saída de efluentes por aspersão na ETE Barra da Lagoa. Nessas ETEs, as câmeras serão de tecnologia mais complexa, alimentadas por placas solares por causa da grande distância entre a saída de efluentes e os pontos de alimentação de energia elétrica.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores