Casal lança guia prático sobre instalação e uso de caixa de gordura

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), lançaram, no dia 19 de outubro, o Guia Prático da Caixa de Gordura, com base na Lei Municipal nº 6.961, de 19 de dezembro de 2019, que estabelece as instruções técnicas para instalações, manutenções e limpeza periódica de caixas de gordura nas edificações.   

De acordo com o texto, é recomendada a instalação do dispositivo em todas as construções, em especial as comerciais que realizam preparo de alimentos. A caixa funciona como um balde de coleta de gordura, e é produzida com material resistente à corrosão provocada pelo esgoto, a exemplo de concreto, fibra de vidro, placas de PVC entre outros.

A cartilha aborda “o que é a caixa de gordura”, “quem deve implantar o dispositivo”, “como é feita a limpeza e manutenção da caixa de gordura”, “opções de descarte sustentável”, “instruções normativas da Casal para projetos e construção de ramais prediais de esgotos sanitários”, entre outros assuntos.

De acordo com o site da Casal, a cartilha será entregue em condomínios, bares e restaurantes, hotéis e entidades representativas, a exemplo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Para o presidente da entidade, Clécio Falcão, o material reforça a necessidade e responsabilidade de instalar e tomar os devidos cuidados para evitar que óleos e graxas sejam lançados diretamente na rede coletora de esgoto. Também será necessária uma parceria com a Sedet.

O guia é didático e ilustrativo, de fácil compreensão e pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/2HyeFSl

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores