Câmara Técnica de Ouvidoria da Aesbe realiza reunião nesta quarta-feira

Por Assessoria de Comunicação da Aesbe

Nesta quarta-feira (27), ocorreu de forma virtual a reunião da Câmara Técnica de Ouvidoria (CTO). O encontro contou com a participação de 25 pessoas de Companhias Estaduais de Saneamento da Aesbe. Com uma pauta voltada para a apresentação do modelo elaborado para o raio-x das Ouvidorias das Companhias de Saneamento, a reunião também debateu a proposta para o encontro nacional da rede de ouvidorias de saneamento.

A reunião também debateu a integração do grupo de trabalho da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para participação na CTO; a apresentação do relatório estatístico da Ouvidoria da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago); a apresentação da avaliação mensal dos resultados da Ouvidoria da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece); e outros assuntos de interesse da Câmara.

Sobre a importância das discussões sobre a LGPD, Rita Guilherme, secretária da Câmara Técnica, da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), ressaltou a necessidade da consulta regular ao manual de boas práticas. “O manual de boas práticas possui os pontos mais relevantes para a realização das consultas sobre a proteção de dados. É um manual com informações específicas, para que os gestores possam se alinhar e compartilhar informações sobre a LGPD”, pontuou a secretária.

O coordenador da CTO, Eduardo Soares, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), enfatizou a importância do desenvolvimento da CTO na elaboração do mapeamento das ouvidorias dentro das Companhias.   

“Quando a Câmara foi criada pela Aesbe, o nosso objetivo sempre foi o de gerar frutos. O raio-x das Ouvidorias nas Companhias de Saneamento seria um documento que traria o reflexo de como as ouvidorias do setor estão atualmente, e a partir dos dados coletados poderíamos elaborar propostas e diretrizes para a área. Um questionário foi criado, com diversos temas, para que essa consulta possa ser iniciada”, concluiu o coordenador da CTO.

O encontro foi encerrado com a apresentação do relatório estatístico de ouvidoria da Saneago, apresentado por Stella Márcia, ouvidora e autoridade de monitoramento, e com a avaliação mensal dos resultados da ouvidoria da Cagece, apresentado por Jucilene Maria Paulo, ouvidora adjunta. 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores