Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO) produz Nota Técnica sobre balanço hídrico com sugestões de alterações no SNIS

Por Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe

A Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) entende que o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) constitui-se na principal base pública de dados de saneamento básico do Brasil, sendo suas informações amplamente utilizadas para o planejamento estratégico do setor. Visando colaborar com o processo de melhoria contínua da plataforma, a Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO) da Aesbe produziu uma Nota Técnica com sugestões de alterações no SNIS, com o objetivo de que as informações do Sistema em relação às perdas de água sejam ainda mais assertivas. Acesse o documento AQUI.

De acordo com a Câmara, o Índice de Perdas de Água na Distribuição (IN049) do SNIS aponta que as perdas de água do Brasil em 2020 foram da ordem de 40,1%, porém, a inexistência de alguns dados impede a elaboração de um balanço hídrico, sobretudo no que tange os Consumos Autorizados Não Faturados, as Irregularidades e a Submedição de Hidrômetros. Assim sendo, visando que os dados do SNIS permitam a construção do balanço hídrico e, consequentemente, agregando mais subsídios para as tomadas de decisão para o controle e redução de perdas de água, a CTDO sugere algumas alterações no documento.

Para Alexandre Gomes de Souza, coordenador da CTDO, a nota técnica é um trabalho da Aesbe que busca contribuir para adaptar o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. “Por meio dessas alterações, poderemos fazer o Balanço Hídrico de todas as companhias estaduais de saneamento do país e, assim, termos um diagnóstico mais preciso das causas das perdas de água e da eficiência operacional das empresas. Com o diagnóstico mais preciso, podemos elaborar políticas públicas e ações operacionais mais assertivas na resolução do problema. Esperamos que os profissionais utilizem a Nota Técnica”, afirma Alexandre.

Sobre o Balanço Hídrico

Desde 2012, a CTDO estuda a metodologia de Balanço Hídrico da International Water Association (IWA) e, assim como foi feito por diversos outros países, adotou a técnica como referência para as empresas estaduais de saneamento. Esses estudos culminaram na publicação de 6 (seis) Guias Práticos, os quais detalham a aplicação da metodologia para a realidade do Brasil. Esse material vem sendo utilizado por diferentes prestadores de serviços de saneamento país afora e tem acesso irrestrito por meio do endereço https://aesbe.org.br/guias_praticos/

Dentre alguns dos grandes avanços proporcionados pela aplicação do balanço hídrico, destacam-se a distinção entre perdas reais (físicas) e perdas aparentes (comerciais) e a disponibilidade de indicadores operacionais e financeiros diretamente relacionados à gestão de perdas de água, permitindo comparações e análises mais precisas sobre o assunto e um melhor direcionamento dos recursos das Companhias para o efetivo combate às perdas.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores