Cagece passa a economizar 240 mil litros de água por dia na Serra da Ibiapaba (CE)

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) passou a economizar 240 mil litros de água por dia, por meio de melhorias executadas no processo de produção da estação de tratamento de água Jaburu. A ação tem como objetivo tornar o uso da água mais eficiente e evitar o desperdício, beneficiando, assim, o abastecimento dos oito municípios atendidos pela estação.

As melhorias na estação de tratamento foram executadas por meio da operacionalização de dois macromedidores, equipamento que mede o volume de água captado, e também por meio da recuperação das comportas do sistema de tratamento.

O macromedidores são utilizados tanto na captação como na distribuição da água. A melhoria nesse equipamento permite uma melhor distribuição entre as cidades, garantindo que nenhum ponto fique menos abastecido, ou com baixa pressão. Dessa forma, a Cagece consegue distribuir água de forma equilibrada tanto para os municípios da Serra, quanto para alguns localizados no sertão.

Já com a recuperação das comportas do sistema de tratamento, foi possível reduzir as perdas de água no processo de produção. Assim, a mesma quantidade de água recuperada passou a ser economizada do açude Jaburu, de onde a água é captada.

Rômulo Marques, coordenador de serviço e expansão na unidade da Cagece na bacia da Serra da Ibiapaba, explica que a ação também garante o padrão da qualidade da água distribuída. “A medição do volume de água através dos macromedidores ajuda a garantir o padrão de qualidade do produto da companhia ofertado à população, pois saber o quanto está sendo captado do açude Jaburu facilita na aplicação da quantidade ideal de produtos químicos para o tratamento de água”, afirma.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores