Cagece instala módulos sanitários em comunidades do Sisar

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará finalizou projeto de melhoria sanitária domiciliar em 16 localidades dos municípios de Aracati, Fortim, Russas e Jaguaruana. O projeto consiste na implantação de módulos sanitários, compostos por caixa de inspeção, fossa séptica, sumidouro (tratamento) e, em alguns casos, banheiro. Os 2.625 módulos serão instalados em comunidades do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).
A obra contou com um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões, provenientes de recursos do Banco kFW e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Ao todo, foram instalados 1.364 módulos sanitários completos (contendo banheiro) e 1.261 módulos para tratamento de esgoto, que vão beneficiar cerca de 6.400 pessoas.
De acordo com a gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Ribeiro, esse projeto é essencial, pois implica diretamente na qualidade de vida da população local: “A implantação de melhorias sanitárias domiciliares visa o bem-estar da população, principalmente porque reduz o nível de doenças de veiculação hídrica e, por consequência, reduz também os gastos com saúde pública. Além disso, resguarda o meio ambiente de contaminação porque o esgoto passa a ser tratado, favorecendo as condições de preservação ambiental”, afirma.
Saiba mais:
No total, 16 localidades serão atendidas pelos módulos sanitários. Em Aracati serão os seguintes distritos: São Chico, Cajazeiras, Cacimba Funda, Jirau, Outeiro, Tábua Lascada, Santa Tereza e Córrego dos Fernandes. Já em Fortim, a localidade beneficiada é a de Guajiru. Em Russas, as localidades são: Ramal de Flores, Miguel Pereira, Miguel Pereira do Mauro, Sítio Pau D’arco e Peixes. Em Jaguaruana: Giqui e Borges.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cagece

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores