Aesbe realiza a 5ª Assembleia Geral Extraordinária e da Diretoria de 2022, em Brasília (DF)

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Na manhã desta terça-feira (29), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou a 5ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) e da Diretoria da Aesbe de 2022, na sede da instituição, em Brasília, Distrito Federal (DF). A AGE foi conduzida pelo presidente da Aesbe, Neuri Freitas, com o secretário Executivo da entidade, Sergio Antonio Gonçalves. O encontro contou com 27 presidentes e representantes de 17 Companhias Estaduais de Saneamento.

Dentre as pautas do encontro, a Assembleia repercutiu a reunião com o Grupo de Trabalho (GT) Cidades da equipe transição do Governo Lula, eleito nas últimas eleições, em que os presidentes apresentaram os pontos propositivos da Aesbe, principalmente acerca de dispositivos da Nova Lei de Saneamento, a 14.026/20, que precisam ser ajustados, para que a universalização dos serviços seja viável dentro do prazo estipulado. Além de abordar a agenda de trabalho das Câmaras Técnicas e apresentar o balanço das atividades da Aesbe deste ano, dentre outros assuntos.

Na abertura da sessão, o secretário Executivo da entidade enfatizou o papel e a importância das Câmaras Técnicas para o desenvolvimento das atividades da Associação e dentro das Companhias. “As Câmaras Técnicas são responsáveis por uma atividade muito importante de debate e tudo que é feito nas Câmaras é refletido no avanço interno nas Companhias. Estamos com 12 Câmaras atuantes, acabamos de criar o Grupo de Trabalho (GT) Dados, e quero agradecer, em nome da Aesbe, todos os indicados para a realização desses trabalhos, possuímos participantes das 26 associadas. É fundamental esse papel. A Aesbe é e sempre foi a detentora dos dados, o SNIS tem os dados porque nós fornecemos por meio das associadas, iniciaremos agora um estudo sobre os últimos 20 anos de investimentos das associadas, por fonte, relação, para que tenhamos um panorama sobre os investimentos no setor das últimas duas décadas”, frisou.

O Balanço das Atividades da Aesbe de 2022 registrou um avanço da Associação nas mídias sociais.  O Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis realizado nos dias 1 e 2 de setembro de 2022, em Brasília (DF), foi divulgado por diversos veículos de comunicação, contou com 22 matérias em portais de rede nacional e fez com que a instituição adquirisse o selo Evento Neutro, por ter quantificado e neutralizado as emissões de carbono geradas em todo o seminário.

O Documento aos Presidenciáveis – Os Desafios e os Caminhos para a Universalização dos Serviços de Saneamento feito pela Aesbe, e entregue para os representantes dos candidatos à presidência durante o Seminário, foi enviado para Luis Inácio Lula da Silva, eleito em 2022. O documento com os pontos propositivos da entidade foi recebido por todos os partidos políticos com representação no Congresso Nacional. O relatório da Comunicação evidenciou, ainda, a produção de 360 matérias publicadas pela Aesbe; 16 episódios do podcast É Básico; 3 edições da Revista Sanear; e 900 publicações nas redes da instituição; o que levou ao aumento significativo do engajamento da Associação.

A presença da Aesbe na reunião do Grupo de Trabalho (GT) Cidades, da equipe de transição do Governo Federal, também foi um dos assuntos da AGE. O encontro realizado na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) ocorreu na manhã desta terça-feira (29). De acordo com o presidente da Aesbe, Neuri Freitas, a reunião foi importante para que a exposição das questões que precisam ser debatidas e alteradas fosse feita. “Levamos para a reunião o que está na carta, sobre situações que precisam ser tratadas e pensadas para a evolução do setor, principalmente pontos como aquela limitação de PPP e o financiamento. O encontro foi bastante positivo, porque nós mostramos o papel e a importância da Aesbe, com a presença de vários presidentes, o que demonstra essa nossa união, força e tamanho. A tendência é que haja uma boa perspectiva de alteração desses pontos expostos”, concluiu.

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas