Aesbe participa da posse do Ministro das Cidades, Jader Filho

Neuri Freitas, Ricardo Soavinski e Sergio Gonçalves representaram a entidade na solenidade 

Por Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe 

Na ocasião, foi entregue um kit com uma carta contendo as proposições da Aesbe para o setor

Nesta terça-feira (3), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) participou da posse do Ministro das Cidades, Jader Filho. Na ocasião, Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); Ricardo Soavinski, vice-presidente Regional Centro-Oeste da Aesbe e presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago); e Sergio Gonçalves, secretário Executivo da Aesbe, cumprimentaram o novo Ministro e entregaram um kit com uma carta com as proposições da entidade. Jader Filho demonstrou interesse em se reunir com a associação para debater sobre nossas proposições e melhorias do setor de saneamento.

Para a Aesbe, a reativação do Ministério das Cidades é um ganho para o setor de saneamento e demais pautas inclusas na pasta. Neuri Freitas destaca a importância do discurso de Jader Filho sobre a necessidade de recursos públicos para os municípios que acabam não tendo viabilidade econômica e financeira. “Vejo o discurso do Ministro muito alinhado com o que a gente pensa na Aesbe e nas Companhias Estatais de saneamento, pois identificamos que é necessária uma colaboração entre o poder público e o setor privado para que de fato a gente consiga chegar na universalização dos serviços. Sempre lembrando que o dinheiro público será necessário, não só para atender essas populações periféricas e rurais, de municípios com menor poder aquisitivo, como também para ajustar um subsídio, que é necessário para o setor nas subvenções que são necessárias para o saneamento nacional. Em relação ao saneamento rural falou bem e deixou claro que o setor precisa ser contemplado com as políticas públicas de saneamento”, afirma Freitas.

Para Ricardo Soavinski, o discurso de posse do Ministro foi positivo. “Entendi que a atual gestão buscará um equilíbrio entre os investimentos públicos e privados. Além disso, o Ministro deixou bem claro que o Governo Federal fará o possível para ajudar estados e municípios com investimentos, principalmente nas áreas mais carentes, onde há a falta de viabilidade e atuará na área rural com programas especiais. No nosso entendimento, falando pela Saneago e Aesbe, é importante essa busca por parcerias. No Estado de Goiás, no nosso governo, temos conversado bastante sobre um programa de saneamento rural e é extremamente importante esse diálogo. Sentimos uma busca de equilíbrio entre o setor privado e o público”, reforça Soavinski.

A Aesbe deseja sucesso ao Ministro das Cidades, Jader Filho, e se coloca à disposição para trabalhar conjuntamente em prol da universalização dos serviços de saneamento. Por isso, a entidade solicitará, nos próximos dias, uma agenda com o Ministro, que demonstrou interesse em ouvir a associação.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores