Aesbe, em parceria com a AST, realiza webinar sobre poluentes emergentes

Nesta terça-feira (15), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em parceria com a AST, promoveu um webinar intitulado “Poluentes Emergentes no Lixiviado de Aterros Sanitários: Desafios e Soluções”. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Aesbe no YouTube, atraiu profissionais do setor de saneamento, gestores ambientais, pesquisadores e interessados em inovações tecnológicas no campo da sustentabilidade. A discussão girou em torno de uma questão cada vez mais urgente: os poluentes emergentes presentes no tratamento de resíduos. Clique aqui e assista o webinar completo.

Waldyr Ramos Junior, supervisor de Engenharia da AST, iniciou o webinar fazendo uma apresentação sobre a presença crescente de poluentes emergentes, como produtos farmacêuticos, pesticidas, microplásticos e disruptores endócrinos, nos lixiviados de aterros sanitários. Segundo Waldyr, a detecção desses contaminantes representa um grande desafio para o setor, uma vez que eles ameaçam não só a saúde pública, mas também os ecossistemas.

Enquanto Gabriel Alcázar, analista técnico e comercial da AST, esteve como moderador do webinar. Alcázardetalhou as soluções que estão precisam ser aplicadas para mitigar os efeitos desses poluentes, como a melhoria da estrutura na fiscalização ambiental no Brasil, dificuldades na fiscalização, parceria entre órgãos governamentais e empresas privadas, além da conscientização do uso e descarte desses poluentes .

A AST, com seus mais de 16 anos de experiência no setor, reafirmou seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de soluções avançadas no tratamento de efluentes. A Aesbe incentiva empresa, que opera em 11 países, especialmente na aplicação de tecnologias de ponta para o saneamento ambiental.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores