Seminário Nacional – Aesbe reúne principais entidades do setor de saneamento para debater os desafios e perspectivas frente ao Novo Marco

Na tarde desta sexta-feira (2), ocorreu o último painel do Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis: “Desafios e Perspectivas frente ao Novo Marco Legal do Saneamento’. O evento, realizado em Brasília, com transmissão online, contou com a participação de 250 pessoas de todo o Brasil. Quem não conseguiu acompanhar o seminário, pode assistir no canal do youtube da Aesbe. Clique aqui e acesse.

O painel contou com a participação de Manuela Marinho, vice-presidente Regional da Aesbe e presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); Marcel Sanches, secretário-geral da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Rodopiano Marques Evangelista, presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae); Percy Soares Neto,  diretor Executivo da Associação e do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon); Vinícius Benevides, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar); Renata de Faria Rocha Furigo, coordenadora Geral do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS); Veronica Sánchez da Cruz Rios, diretora presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Pedro Maranhão, secretário Nacional de Saneamento.

O debate teve o objetivo promover o debate sobre os desafios, as experiências e soluções frente ao Novo Marco Legal e foi coordenado por Sergio Antonio Gonçalves, secretário Executivo da Aesbe, que reforçou a importância do evento para o debate dos desafios e perspectivas em relação ao atual cenário do setor.

“Este painel representa cem por cento do saneamento. Os sentados aqui representam todos os setores governamentais e não-governamentais que atuam no setor de saneamento brasileiro. A parceria com todas as entidades é extremamente importante, agradecemos a participação”, salientou o secretário.  

Durante o painel, Manuela Marinho enfatizou a relevância do painel para o desenvolvimento da pauta dentro do saneamento brasileiro. “Agradecemos todas as entidades que fazem parte do ecossistema de saneamento e participaram da nossa pauta tão importante. Estamos positivamente impactados com a visão de continuidade que os representantes trouxeram para permanecer com o olhar tão efetivo de investimentos e desenvolvimentos no setor”, concluiu a presidente.

Sobre o evento 

O seminário foi realizado pela Aesbe, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Com a participação de 250 pessoas de todo o Brasil, o evento contou com a Palestra Magna sobre ESG e Saneamento, com apresentação de Thelma Krug,vice-presidente do IPCC.

Na manhã do dia 2, foi realizado o Painel “O Saneamento na Perspectiva dos Futuros Governantes”, com a participação de Daniel Keller, representante de Ciro Gomes (PDT), e de Miriam Belchior (PT). Um Documento sobre Saneamento, com pontos propositivos da Aesbe sobre o setor, foi entregue para os representantes.

O evento possibilitou a interação entre os colaboradores das companhias que integram a Aesbe e das demais entidades da área, promovendo o debate sobre o cenário atual do setor e a universalização do saneamento. As empresas associadas atuam em mais de 4 mil municípios brasileiros, atendendo 75,5% da população urbana brasileira com abastecimento de água e pouco mais de 60% com esgotamento sanitário.

Responsabilidade socioambiental: A entidade adquiriu o selo Evento Neutro para o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis, se comprometendo a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem. Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, realizou o planejamento e gerenciamento de todos os resíduos gerados durante evento, incluindo o período de montagem e desmontagem da estrutura.

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. O Seminário Nacional da Aesbe apoia o projeto ambiental REDD+ Vale do Jari, localizado no município de Almeirim, Estado do Pará, e faz fronteira com o Estado do Amapá ao norteO Projeto tem o intuito de fomentar a conservação florestal e a redução de emissões potenciais de gases de efeito estufa (GEE) baseado em um modelo de desenvolvimento econômico local que valorize a floresta em pé. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Selo Sou Resíduo Zero: Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o Seminário Nacional da Aesbe teve gestão inteligente dos resíduos por meio do Programa Sou Resíduo Zero, com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reúso.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores