Novo Rio Pinheiros: conscientização sobre acúmulo de lixo

Portal Saneamento Básico
25/03/2021

O descarte irregular de lixo é uma das principais fontes de poluição de rios e córregos em São Paulo e, para contribuir com a conscientização da população, a Sabesp realiza ações socioambientais para combater o acúmulo de resíduos nos bairros onde executa obras do Programa Novo Rio Pinheiros.

Uma dessas iniciativas, iniciada em fevereiro, acontece na comunidade do Jardim Jaqueline, região sudoeste da cidade. Equipes percorrem o bairro em esquema de porta-a-porta, tomando as precauções contra aglomeração em razão da pandemia de Covid-19, para orientar sobre o correto descarte dos resíduos.

O trabalho de conscientização é realizado pela Ação Baixo Pirajuçara, uma das frentes de trabalho da Sabesp no Novo Rio Pinheiros, em parceria com a Subprefeitura do Butantã. Representantes da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) e profissionais de saúde que atuam na região estão juntos na atividade de difusão dos bons hábitos ambientais. Em fevereiro, todos os envolvidos no projeto realizaram uma reunião com membros da Associação Amigos do Jardim Jaqueline. As lideranças locais participam da ação e acompanham as equipes durante as visitas.

Os moradores recebem informações sobre dias e horários da coleta seletiva, além das maneiras corretas para efetuar o depósito dos resíduos nas caçambas. Os profissionais de saúde aproveitam também para elucidar a respeito de animais vetores de doenças atraídos por ambientes com muito lixo e água parada, como ratos (transmissores da leptospirose) e o mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika).

Os profissionais responsáveis pelas obras da Sabesp no Novo Rio Pinheiros, por sua vez, explicam aos moradores sobre o trabalho de implantação de infraestrutura para tratamento do esgoto e alertam sobre a fundamental manutenção da limpeza dos córregos, o que possibilitará mais saúde e qualidade de vida para todos.

O trabalho já aconteceu no bairro na Rua Alessandro Bibiena e nas semanas seguintes segue nas Ruas Denis Chaudette, Francisco Leite Esquerdo e Sebastião Gonçalves.

Novo Rio Pinheiros

A Sabesp está investindo R$ 1,7 bilhão no Novo Rio Pinheiros para conectar ao todo aproximadamente 533 mil imóveis à rede de esgoto, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida uma população de 3,3 milhões de pessoas que moram em locais abrangidos pela bacia do rio Pinheiros em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra. Além proporcionar melhores condições de saúde, qualidade de vida e contribuir para a recuperação do meio ambiente, as obras da Sabesp no programa devem gerar 4,1 mil empregos. Até o momento, mais de 169 mil imóveis já foram conectados à rede coletora, além da implantação de 111 km de tubulações.

O Novo Rio Pinheiros é um programa do Governo do Estado de São Paulo sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente que visa a despoluição do rio até dezembro de 2022. A atuação ocorre em diversas frentes: expansão da coleta e tratamento de esgotos; desassoreamento e aprofundamento do rio; coleta e destinação dos resíduos sólidos; revitalização das margens, além de iniciativas voltadas à educação ambiental.

Fonte: O Taboanense.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?