Nova Adutora amplia oferta de água para áreas de morro da Zona Norte do Recife

Por Assessoria de Comunicação da Compesa

18 DE MARÇO DE 2019

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza as últimas intervenções para concluir a implantação de uma nova adutora que permitirá ampliar a oferta de água para 100 mil pessoas na Zona Norte do Recife. A obra vai beneficiar parte do Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela e o bairro do Vasco da Gama. A previsão é que o empreendimento seja concluído até o mês de junho, no entanto, a pedido do governador Paulo Câmara, a Compesa deu celeridade à obra para reduzir esse prazo para maio. Após a conclusão desses serviços, a Compesa dará início a fase de testes e, em seguida, a operação da nova adutora. Melhorar a distribuição de água nas áreas dos morros é um grande desafio e também uma das ações prioritárias do Governo do Estado, que investe nessa obra cerca de R$ 10 milhões, recursos financiados junto ao Banco Mundial (BIRD).

A nova adutora, com três quilômetros de extensão, foi projetada para transportar o volume de 200 litros de água, por segundo, a partir dos Sistemas Alto do Céu e Tapacurá. “Esse incremento levará uma melhoria significativa ao abastecimento dessas áreas, possibilitando equilibrar as pressões nas redes e atender de forma satisfatória, principalmente, as áreas mais elevadas. A nossa expectativa é reduzir o calendário de abastecimento para essas localidades”, explica o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio de Souza.

A nova adutora parte da Estação Elevatória de Água Tratada da Bela Vista, que foi construída no bairro de Casa Amarela, e segue até o Reservatório Apoiado, localizado no Alto do Mundo Novo.

No momento, as frentes de trabalho estão concentradas para concluir a implantação de duas travessias de canais, no bairro do Vasco do Gama, a primeira na Rua Japaratuba, e a segunda na Avenida Vasco da Gama. E também há uma frente de trabalho atuando na construção de caixas protetoras para a Válvula Redutora de Pressão e o macromedidor instalados na área da Estação Elevatória, que fica localizada na Rua Bela Vista, em Casa Amar.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores