Município de Cruz das Almas (BA) firma contrato de programa com a Embasa

Por Assessoria de Comunicação da Embasa

06/02/2019

O Município de Cruz das Almas (BA) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) firmaram um contrato de programa, garantindo investimentos em infraestrutura e melhoria dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para os próximos 30 anos, conforme os termos do Plano de Saneamento Básico do município. Com cobertura de atendimento, na área urbana, de 99%, em abastecimento de água, e 35% em esgotamento sanitário, Cruz das Almas, com este contrato, passa a contar com as vantagens da cooperação com o Estado da Bahia/Embasa, na qual está assegurado o acesso a recursos públicos oriundos do Orçamento Geral da União, da isenção de alguns impostos e da própria capacidade de caixa da Embasa para investimentos.

A execução do contrato de programa firmado entre Cruz das Almas e a Embasa será fiscalizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). No documento, estão inscritas as obrigações da Embasa, do município e dos usuários de abastecimento de água e esgotamento sanitário, assim como estão anexadas as metas de expansão do atendimento e de melhoria da prestação dos serviços.

Para o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, esse é “um passo fundamental para a consolidação de uma gestão planejada, que leva em consideração o perfil de crescimento populacional dos municípios e conduz as companhias de saneamento a se estruturarem para atender, de forma eficiente e eficaz, as demandas da sociedade baiana.”

O prefeito Orlandinho Pereira destacou que “a Embasa tem sido uma parceira dos cruzalmenses e eu, na condição de gestor, sei cobrar, mas também reconheço que esse contrato celebra uma trajetória vitoriosa entre a Embasa e nosso município”.

Além do presidente Rogério Cedraz e do prefeito Orlandinho Pereira, participaram do ato de assinatura do contrato, o então secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto, o deputado estadual Robinson Almeida, a superintendente de operação da região sul,  Polyanna Duarte, o gerente Gildeone Santos e o assistente técnico administrativo Domingos Lima, ambos da Unidade Regional de Santo Antônio de Jesus e a equipe da Unidade de Relacionamento com Titulares (Alberto Oliveira, Adélia Andrade e Maria Valéria Ferreira).

Cruz das Almas, importante centro do Recôncavo baiano, possui aproximadamente 65 mil habitantes. Conhecida como “capital do fumo”, a economia do município tem forte potencial relacionado à agricultura, possuindo também indústrias e distribuidoras, tendo também uma vertente turística principalmente em relação ao São João, considerado um dos melhores do Nordeste brasileiro.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores