Município de Barra do Jacaré (PR) assina contrato com Sanepar

Contrato prevê implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto e define metas para os próximos 30 anos.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Barra do Jacaré, no Norte do Estado, renovaram contrato para a prestação de serviços de saneamento na cidade para os próximos 30 anos. O Contrato de Programa foi assinado na semana passada pelo presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, e pelo prefeito Adalberto de Freitas Aguiar, o Berano, na sede da Companhia, em Curitiba. Participou da reunião o gerente regional da Sanepar, Juarez Wollz.

O contrato assegura o cumprimento de metas já previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico. A principal meta é a implantação do serviço de esgotamento na cidade que, em 2019, vai atender 20% da população. O contrato estabelece que o índice de atendimento deverá ser de 40%, em 2021, e de 80%, em 2030. Além disso, a Sanepar deve garantir que o abastecimento de água continue atendendo 100% da população urbana.

A Sanepar repassará mensalmente 1% de seu faturamento na cidade para que seja aplicado na área ambiental do município. Outro benefício é que os prédios públicos municipais terão 50% de desconto na conta de água.

O gerente ressalta que as metas foram amplamente debatidas em várias reuniões, ao longo de 2017, entre a Sanepar, o prefeito, secretários municipais e vereadores. Também foram discutidas com a população em duas audiências públicas. “O bom é que chegamos num entendimento que vai garantir investimentos para melhorar a qualidade de vida da população”, disse Juarez.

Para o prefeito Berano, a renovação do contrato garante investimentos que vão concretizar um sonho da cidade, que é a rede coletora e o sistema de tratamento. “Muitos não acreditavam que isso seria possível, mas a Sanepar acreditava e a governadora, que é municipalista, veio colaborar com a cidade”, disse. Berano informou que a prefeitura já adquiriu um terreno para a construção da estação de tratamento de esgoto. Segundo ele, com a implantação do sistema, a prioridade no atendimento será em pontos onde não dá mais para perfurar fossas, como o bairro Por do Sol que tem o terreno rochoso.

O presidente da Sanepar reafirmou o compromisso da Companhia com o avanço da universalização do saneamento em todo o Estado. “Já temos indicadores de coleta e tratamento de esgoto acima da média nacional e vamos investir para que todas as cidades atendidas pela Sanepar tenham esse serviço, que melhora a qualidade de vida e contribui para a preservação ambiental.”

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores