Capital News
09/08/2021

Por Lethycia Anjos

Iniciativa integra o projeto de universalização do esgoto

Município de Amambaí, no interior do Estado recebeu investimentos orçados em R$ 400 mil, para a realização de obras de saneamento básico. Os recursos foram anunciados pela empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

Diretor presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior destaca que foi autorizada a perfuração de mais um poço tubular profundo no município, com objetivo de beneficiar a região Central e outros 15 bairros do Amambaí. “Nós estamos rodando Mato Grosso do Sul com a rota do saneamento, uma determinação do governador Reinaldo Azambuja fazendo entregas para a população. Aqui em Amambai a gente retoma uma obra que vem enfrentando um problema licitatório desde o ano passado, nós estaremos relicitando o sistema de esgotamento sanitário, uma obra que nós executamos algo em torno de 30%, falta 70% mais 1500 ligações, hoje a cidade tem mais de 9 mil ligações de água, algo em torno de 5 mil ligações de esgoto, então com essa obra a gente avança para universalização que é o nosso propósito e estaremos dando também a ordem de serviço para perfuração de um novo posto para que a gente possa garantir segurança hídrica para o município”, explicou via assessoria.

Para o prefeito de Amambaí, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, as obras seguem o crescimento populacional do município. “Para nós é uma parceria muito importante porque a Sanesul tem um serviço de qualidade notória no município de Amambai. Recentemente eu recebi uma visita do Coronel Catarineli que é o nosso coordenador Estadual da Defesa Civil, ele nos alertou sobre a pior seca dos últimos 111 anos, que está prevista. E a gente já passou recentemente por uma dificuldade com falta de água na cidade. Assim como a questão do esgotamento sanitário e quem que está na administração pública sabe muito bem como que são os entraves burocráticos e esse posto que hoje vai ser dado a ordem de serviço, inclusive a empresa já está aqui na cidade pronta pra começar a obra a partir dessa assinatura vai nos dar segurança”, ressaltou o prefeito.

Neste mês, a Sanesul entregou parte das obras da rede de coleta de esgoto, viabilizadas por recursos do programa Avançar Cidades. As obras integram o projeto que implementará 28.9km de rede coletora com 1.644 ligações.

“A Sanesul ela é com ações preventivas a gente vem acompanhando o que tá acontecendo no Brasil com a crise hídrica sem precedentes, pontualmente nós estamos perfurando mais de 30 poços no estado do Mato Grosso do Sul”, complementou Walter Carneiro Junior.