Marcus Vinícius Neves, da Cagepa, é o novo presidente da Aesbe

Por Assessoria de Comunicação da Compesa e da Aesbe

Com a participação de representantes de 22 Companhias Estaduais de Saneamento, foi realizada nesta terça-feira, 30, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), para a eleição da nova Diretoria da entidade, composta pelo Presidente, Vice-presidentes Regionais e Conselho Fiscal. O engenheiro civil Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), foi o escolhido – por unanimidade – para presidir a Aesbe pelos próximos dois anos,  em substituição ao administrador Roberto Tavares, que conduziu a entidade por cinco anos, em paralelo a sua gestão à frente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Para o cargo de vice-presidente da Aesbe, foi escolhido Ricardo Soavinski, presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), que já ocupa o cargo atualmente.

Marcus Vinícius Neves durante seu primeiro discurso como presidente da Aesbe

Ao assumir a presidência da Aesbe, Marcus Vinicius parabenizou a gestão de Roberto Tavares como comandante da instituição, afirmando que ele teve papel fundamental na articulação com os governadores, deputados e senadores para barrar as Medidas Provisórias 844 e 868, editadas pelo governo Federal,  além da reestruturação da entidade e melhoria da governança por ele empreendida.

Vinicius irá comandar uma entidade com 34 anos de existência, que congrega 26 Companhias Estaduais de Saneamento, e atua em mais de quatro mil municípios brasileiros, o que corresponde a 75% do atendimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no País. Em seu primeiro discurso, defendeu como prioridade da sua gestão trabalhar o Marco Regulatório do Setor de Saneamento, para que seja construída uma legislação que  garanta segurança jurídica e que permita também  justiça social. Ele lembrou que as MPs que perderam validade foram substituídas pelo Projeto de Lei 3261, que já tramitou no Senado em primeira votação e se encontra na Câmara Federal. “O processo de saneamento é complexo, amplo,  mas estou confiante no diálogo  e entendimento com os deputados para que cheguemos a um modelo de Marco Regulatório para  buscarmos a tão sonhada universalização dos serviços de saneamento e uma  melhor prestação de serviços para o povo brasileiro”, afirmou o novo titular da Aesbe.

Roberto Tavares  foi eleito  presidente da Aesbe por duas vezes e  teve o mandato estendido até este dia 30 de julho. A decisão de prorrogar o seu mandato foi um consenso dos associados  em função das Medidas Provisórias editadas pelo governo federal em 2018, propondo mudanças no saneamento, sem ouvir o setor. O ex-titular da Aesbe lembrou que a alteração do  Marco Regulatório era uma bandeira defendida pela entidade com vistas à definição de novas regras para  ampliar os serviços de saneamento no País. “Fomos surpreendidos com a falta de diálogo do Governo Federal, que preferiu editar Medidas Provisórias ao invés de construir, com o setor, um Projeto de Lei. Tivemos o firme apoio dos governadores e dos Deputados Federais no Congresso Nacional para derrubar as MPs, o que acabou acontecendo”, relembrou.

Segundo Roberto Tavares, o setor de saneamento ainda é muito atrasado na infraestrutura brasileira e por isso é necessário unir o público e o privado. “Precisamos dessa parceria para que o saneamento possa chegar em todas as regiões do Brasil, independente de serem ricas ou pobres, de estarem próximas a fontes hídricas ou distantes. Precisamos de um saneamento  que inclua todos os brasileiros”, argumentou Tavares. Ele lembrou que o setor investe hoje entre R$10 a R$12 bilhões por ano no Brasil e é necessário dobrar esse volume de recursos para antecipar o prazo de universalização dos serviços.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também participou da reunião que ocorreu nesta terça, dia 30. Foto: Aluisio Moreira

O fortalecimento do setor via  Companhias Estaduais de Saneamento também foi compartilhado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que esteve presente na reunião realizada nesta terça-feira, dia 30. Ele lembrou que  há problemas históricos no setor,  que não podem mais ser adiados. “Ficamos apreensivos  com o processo mal conduzido pelo Governo Federal ao editar medidas provisórias para regular o setor, sem qualquer discussão com os gestores públicos, mas estou confiante na aprovação de um texto  na Câmara Federal que permita avanços para o setor”, afirmou o governador de Pernambuco.

O mandato do novo presidente da Aesbe, Marcus Vinicius, segue até 2021, assim como dos Vice-Presidentes Regionais e do Conselho Fiscal.

 

Diretoria eleita da Aesbe para o biênio 2019/2021

Presidente: Marcus Vinícius Fernandes Neves, da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).

Vice-presidente: Ricardo Soavinski, da Saneago (Companhia de Saneamento de Goiás).

Vices-presidentes Regionais:

Região Centro-Oeste

Ricardo Soavinski –Saneago

Região Norte

Armando do Valle, da Cosama (Companhia de Saneamento do Amazonas).

Região Nordeste 1

Neuri Freitas, da Cagece (Companhia de Água e Esgoto  do Ceará).

Região Nordeste 2

Rogério Cedraz,da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).

Região Sudeste

Carlos Eduardo Tavares de Castro, da  Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Região Sul

Cláudio  Stábile, da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).  

Conselho fiscal:

-Roberta Maas, da Casan (presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

-James da Silva Serrador, da Caer (Companhia  de  Águas e Esgotos de Roraima).

-Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte).

Nova Diretoria da Aesbe 2019/2021. Da esquerda para a direita: Carlos Eduardo Tavares de Castro (Copasa), vice-presidente Regional Sudeste; Neurisângelo Freitas (Cagece), vice-presidente Nordeste 1; Cláudio Stábile (Sanepar), vice-presidente Sul; Marcus Vinícius Neves (Cagepa), presidente da Aesbe; Ricardo Soavinski (Saneago), vice-presidente Centro-Oeste; Armando do Valle (Cosama), vice-presidente Norte; Rogério Cedraz (Embasa), vice-presidente Nordeste 2; Roberto Sérgio Ribeiro Linhares (Caern), membro do Conselho Fiscal; Roberta Maas (Casan), membro do Conselho Fiscal; e James da Silva Serrador (Caer), membro do Conselho Fiscal. Foto: Aluisio Moreira

Mini Currículo do novo presidente da Aesbe

Natural da cidade de João Pessoa (PB), Marcus Vinícius Fernandes Neves é formado em Engenharia Civil, e Bacharelado em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É especialista em Direito Urbanístico, pela PUC Minas, e possui MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É engenheiro civil dos quadros da Caixa Econômica Federal e, enquanto esteve na instituição, atuou como gerente Executivo de Governo da Caixa e instrutor e tutor da Universidade Caixa, chegando à superintendência regional do banco, de 2017 a 2018. Esta já é a segunda gestão de Marcus Vinícius na presidência da Cagepa: a primeira foi entre os anos de 2015 a 2017. Naquele período, também acumulou os cargos de vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e membro efetivo do Conselho Deliberativo do Sebrae.

Presidentes e representantes de Companhias Estaduais de Saneamento. Foto: Aluisio Moreira

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores