Portal do Saneamento Básico
18/09/2020

Processo licitatório deve ser realizado ainda este ano para que serviços sejam iniciados. Projeto prevê despejar esgoto tratado longe da praia na vila balneária.

Um dos locais mais visitados por turistas no oeste paraense, a vila de Alter do Chão, em Santarém, foi contemplada com recurso de R$ 51,6 milhões para obras de coleta e tratamento do esgoto. O contrato de financiamento foi assinado entre o governo do estado e Caixa Econômica Federal na quarta-feira (16).

O distrito já está passando por serviços de ampliação no sistema abastecimento de água, mas ainda não conta com estruturas de tratamento de esgoto, que ainda é despejado na orla da vila.

Conforme a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), um emissário submarino será construído para despejar o esgoto já tratado na água a cerca de 5km da praia, para garantir mais segurança a banhistas e turistas que visitam a vila.

O projeto básico prevê a construção da estação de tratamento de esgoto, 28 quilômetros de rede coletora e 1.035 ligações domiciliares, elevatórias.

Sistema de água

Com um investimento de R$ 13 milhões, as obras do sistema de abastecimento de água da vila balneária avançam com a construção de um reservatório elevado. Um poço profundo já foi perfurado e o reservatório apoiado está em fase de conclusão.

Segundo a Cosanpa, serão implantados 40 quilômetros de rede para distribuir a água captada por esse sistema para as casa dos moradores da vila, beneficiando cerca de 18 mil pessoas.

Fonte: G1.