Mais de 3 mil caixas d’água são entregues pela Cosanpa a moradores de baixa renda de Belém

Lançado no segundo semestre de 2020, o programa “Caixa D’Água para Todos”, da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), já entregou e instalou mais de 3 mil caixas d’água para moradores de baixa renda de Belém.

De acordo com a Companhia, pelo menos 15 mil pessoas já foram beneficiadas, já que cada residência possui, em média, cinco moradores. Com o investimento de R$ 26 milhões do governo do Pará, a meta do programa é instalar 11 mil caixas para atender mais de 55 mil pessoas nos bairros Pedreira, Curió-Utinga, Marco, Guamá, Jurunas, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Terra-Firme, Condor, Cremação, Bengui, Mangueirão, Tapanã, além de nos distritos de Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro.

“Percebemos que a população de baixa renda aqui do Pará não tem o hábito de reservar a sua água. As casas não têm a reservação de pelo menos 500 litros, que é norma da ABNT, válida para todos os imóveis. Então, nós fizemos esse estudo, levantamos os dados necessários e iniciamos a implantação do programa”, ressaltou o engenheiro da Cosanpa Paul Simons.

De acordo com Simons, a pandemia da Covid-19 dificultou o fornecimento de material e trouxe a necessidade de se empreender uma série de adaptações para garantir a segurança de todos. Mesmo assim, o trabalho continuou, e deve ser levado a outros municípios paraenses.  

Em Belém, foram selecionados clientes com até quatro pontos de saída de água em casa que estivessem em dia com as suas contas ou que tivessem interesse em negociar seus débitos e cujas moradias tivessem condições de receber a estrutura da caixa. Segundo a Cosanpa, as empresas contratadas estão com a relação dos moradores que atendem a esses requisitos, a partir da qual realizam o cadastro dos interessados.

 “Eu fiquei surpresa, porque a gente nunca recebeu nada da Cosanpa. Às vezes faltava água e fazíamos fila na casa do vizinho. Eu achei esse programa ótimo porque tirou a gente do sufoco, de ficar pegando água por aí. Quando dá algum problema, a gente não fica mais sem água, porque tem água na caixa”, comemorou a dona Maria da Conceição, de 76 anos.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores