Por Raphael Di Cunto e Marcelo Ribeiro – Valor Econômico

04/06/2019 – 15:06

BRASÍLIA – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que pautará para votação na próxima semana o projeto de lei (PL) que muda o marco regulatório do saneamento básico no Brasil. O projeto substitui a medida provisória (MP) sobre o mesmo tema, que perdeu a validade na segunda-feira por não ter sido votada no prazo.

“Se tiver quórum, votamos semana que vem. É um tema que nunca terá acordo”, afirmou Maia ao chegar à Câmara nesta tarde. Pela manhã, ele se reuniu com deputados para discutir a votação do projeto, mas a reunião, novamente, acabou sem consenso sobre qual texto votar.

O Senado aprovou nesta terça-feira, em comissão, um projeto sobre o mesmo tema e pode votar a proposta no plenário ainda hoje.

Questionado sobre se a Câmara aguardaria os senadores deliberarem primeiro, Maia afirmou que não. “Quem votar primeiro vota primeiro”, disse. Essa decisão é importante porque a Casa que votar primeiro decidirá a versão final sobre o projeto que seguirá para sanção presidencial.