Localidades do Recife e Jaboatão recebem obras de melhoria do abastecimento de água

Por Assessoria de Imprensa da Compesa

Mais da metade da obra já foi concluída e possibilitou a melhoria do fornecimento de água para 17 mil famílias.

Uma das áreas mais populosas da Região Metropolitana do Recife, que inclui localidades dos bairros do Ibura, Zumbi do Pacheco, Muribeca, Muribequinha e Marcos Freire, além das URs 1, 2, 3, 4, 5 e 10, nos municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes, está recebendo investimentos para a melhoria e ampliação do abastecimento de água. O Governo Paulo Câmara, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), está executando um projeto que vai beneficiar 270 mil pessoas que moram nessa área. Mais da metade da obra já foi concluída e possibilitou a melhoria do fornecimento de água para 17 mil famílias, como melhores pressões nas redes, aumento das horas de abastecimento, continuidade da distribuição de água e redução do rodízio.

Todo projeto recebe o investimento de R$ 55,6 milhões, recursos do Governo Federal (Caixa/ FGTS), Governo do Estado e Compesa, e possibilitará implantar um sistema com redes adequadas, substituir tubulações antigas e instalar válvulas redutoras de pressão e macromedidores – dispositivos modernos que permitem dividir a rede em setores distintos de abastecimento de água, aumentando o controle operacional. Os investimentos também são destinados para a construção de reservatórios, estações elevatórias (bombeamento) e adutoras. “Ao longo dos anos, as tubulações foram implantadas nessas áreas sem um projeto predefinido, o que possibilitou um crescimento desordenado da rede de distribuição, ou seja, pressões muito elevadas nas partes baixas, provocando estouramentos constantes, e pressões reduzidas nas partes altas, impossibilitando o atendimento satisfatório das residências situadas nas áreas mais elevadas”, contextualiza o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza.

Agora, está em execução a segunda etapa da obra que vai contemplar as localidades de 27 de Novembro, Pantanal, Monte Olímpico, Vila dos Milagres, no Recife, e os bairros da Muribeca, Muribequinha, Marcos Freire, Zumbi do Pacheco Alto e Baixo, além das encostas das URs 6 e 11, em Jaboatão dos Guararapes. Os serviços para assentamento de rede estão sendo realizados agora em ruas da localidade 27 de Novembro, no bairro da Cohab, Recife. Também há uma frente de serviço concentrada na construção de uma adutora de grande porte, com mil milímetros de diâmetro e 4,2 quilômetros de extensão, que permitirá aumentar a oferta de água para esta região em 600 litros de água, por segundo. A adutora vai transportar água a partir do reservatório localizado no bairro de Jardim Jordão, que recebe água da Barragem de Pirapama. Nesta etapa, ainda está prevista a implantação de quase 28 mil metros de tubulações, a instalação de 5,5 mil ligações domiciliares, e a construção de um reservatório (capacidade de armazenar 1,5 milhão de litros de água). O prazo para conclusão dessa etapa, que iniciou em fevereiro deste ano, é de 12 meses.

Na primeira etapa da obra, que foi finalizada ano passado, foram investidos mais de R$ 32 milhões para a implantação de quase 26 mil metros de rede de distribuição e de 17 mil ligações domiciliares, além da construção de uma estação elevatória (bombeamento), na localidade de Lagoa Encantada, e de um reservatório (capacidade de armazenar 5 milhões de litros de água), em Dois Carneiros. Também foram implantados 3 mil metros de uma nova adutora. Na primeira etapa, foram beneficiadas as localidades de Loteamento Grande Recife, Jardim Monte Verde, Vila das Crianças, Vila das Aeromoças, Três Carneiros, Vila Tancredo Neves, Zumbi do Pacheco Alto e Baixo, e partes da UR-10, Lagoa Encantada e de Dois Carneiros.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores