LIGAÇÃO NA REDE DE ESGOTOS

Parceria entre Prefeitura de Cariacica e Cesan notifica quem não está ligado à rede de esgoto. A ação começou na manhã de terça-feira (6) e segue até a próxima semana.

Uma força-tarefa entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) irá identificar e notificar quem não está ligado à rede de esgoto na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. A ação começou na manhã de terça-feira (6) e segue até a próxima semana.  A região foi escolhida por sofrer constantemente com entupimento na rede de drenagem da Prefeitura.
“Isso acontece porque muitos proprietários destinam o seu esgoto para a rede pluvial, que não foi feita para comportar esse material. Com o passar do tempo, ela acaba entupindo, gerando muito transtorno no entorno, principalmente na área onde acontece a feira livre aos domingos”,  explica o coordenador de saneamento ambiental da Semdec, Henderson Trancoso. “A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, faz o desentupimento mas a situação se repete. É necessário que haja maior consciência por parte desses proprietários à uma ligação correta “, enfatiza.
A abordagem dos técnicos da Semdec e da Cesan envolve um esclarecimento com os responsáveis pelos imóveis, sejam residenciais ou comerciais. Eles verificam se os estabelecimentos, casas e condomínios estão ligados à rede de esgoto da companhia, já devidamente instalada na região. A identificação da origem do esgoto é feita por meio de um corante. Além disso, também é observado, durante o levantamento, se há instalada caixa de gordura.
Nesse primeiro momento, quem não estiver devidamente ligado receberá notificação, além de toda a explicação necessária para os procedimentos necessários. “Esses proprietários terão um prazo de 90 dias para se readequarem. Toda a nossa ação é feita mediante legislação específica, que usa o Código Municipal de Obras e o Decreto 177/2002, que trata sobre saneamento básico”, explica o coordenador de obras da Semdec, Reinor Euler. Quem não se regularizar pode ser multado em valores que variam entre  R$ 50,00 e R$ 25.000,00. As informações também serão encaminhadas para o Ministério Público.
A Cesan, que acompanha a ação, fornece os dados relacionados a quem está ligado à rede. Na região da Expedito Garcia, são 304 imóveis, segundo a empresa de saneamento. Numa última abordagem, foram 22 não ligados à rede.
Até o momento, foram notificados 7 que não estavam ligados ao sistema de esgoto. A Semdec irá estender esta verificação em outras áreas da cidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Cesan

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores