Durante uma reunião, os dois discutiram a medida provisória 868/2018, que trata do marco legal do saneamento básico

Gabriela Vinhal – Metrópoles

21/05/2019 20:04

O presidente do BNDES, Joaquim Levy, disse, nesta terça-feira (21/05/2019), que o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu que a instituição ajudasse a financiar projetos de saneamento no país. Durante uma reunião, os dois discutiram a medida provisória 868/2018, que trata do marco legal do saneamento básico no país.

A MP deve ser votada nesta semana no Congresso Nacional. O texto abre a possibilidade de privatizar empresas estaduais e fixa prazo para o fim dos lixões. O prazo de validade dela é 3 de junho.

“Discutimos as medidas necessárias para viabilizar essa reforma. Além do choque de infraestrutura, também tem o setor de inovação. Ajudar empresas na área hospitalar e odontológico. Nosso objetivo é continuar apoiando a produção para ter mais emprego e investimento no país”, disse Levy.

Além de Levy, participaram do encontro, Alberto dos Santos Cruz (ministro da Secretaria de Governo), Pedro Guimarães (presidente da CAIXA), Jose Levi (procurador – geral da Fazenda Nacional), Waldery Rodrigues (secretário especial da Fazenda), Daniella Marques (chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos) e Marcelo Siqueira (assessor especial do ministro).

Antes da reunião, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que o banco fará um grande programa de renegociação de crédito para tentar resolver dívidas de 3 milhões de clientes. A instituição prevê, segundo Guimarães, uma recuperação de ao menos R$ 1 bilhão.

“Vamos dar descontos de 40% a 90% nessas dívidas. São débitos de 300 mil empresas e 2,7 milhões de pessoas físicas. E 90% dessas dívidas são inferiores a R$ 2 mil”, disse. O perfil do devedor, explica o presidente da Caixa, é a população de baixa renda.