Valor Econômico
12/10/2020

Por Letícia Fucuchima

O município vem tentando realizar a concorrência desde 2016 e, nesse meio tempo, o edital já foi relançado diversas vezes

A prefeitura de Erechim (RS) decidiu suspender indefinidamente (“sine die”) o leilão dos serviços de água e esgotamento sanitário do município. A concorrência estava marcada para a próxima segunda-feira (19).

Em aviso emitido na última sexta-feira (9), a divisão de licitações de Erechim afirma que o edital e anexos do processo serão revisados para esclarecer questionamentos apresentados por empresas interessadas na licitação e também pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Entre as companhias que apresentaram questionamentos, estão a Aegea Saneamento, uma das maiores operadoras privadas do setor no país, e a Allonda, que atua com serviços de engenharia ambiental. Completam a lista a Sano — da BMPI, holding de investimentos da construtora Barbosa Mello —, a Aviva Ambiental e a própria Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que detém atualmente os serviços de água e esgoto em Erechim.

O município vem tentando realizar a concorrência desde 2016. Nesse meio tempo, o edital já foi relançado diversas vezes. Pela última versão, venceria a licitação quem apresentasse a melhor combinação de proposta comercial (menor valor da tarifa) e proposta técnica. Estão previstos investimentos de R$ 374 milhões ao longo dos 30 anos de vigência do contrato.