Inscrições para workshop “Inovação para a Sustentabilidade” até sexta (22)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promove em 26 de junho o workshop “Inovação para a Sustentabilidade”, em Curitiba. Com apoio de outras 11 instituições, o evento reúne especialistas do setor que discutirão diversos assuntos ligados ao tema principal. As inscrições são gratuitas e vão até a próxima sexta-feira (22/6).

Na abertura, serão apresentados fundamentos sobre a relação entre inovação e sustentabilidade, perspectivas, iniciativas e tendências, com debate de profissionais da Sanepar. Na sequência, serão apresentados três painéis sobre temas importantes e atuais ligados à inovação. O primeiro, sobre “Cidades Inteligentes”, discute assuntos como energias renováveis, eficiência energética e mobilidade elétrica no ambiente urbano, e conta com a apresentação do caso do Vale do Pinhão, em Curitiba. O segundo painel será sobre “Inovação nas organizações”, voltando-se para a relação entre empresas e instituições de ensino e os desafios empresariais em épocas de crise. O último painel trata de “Mecanismos de fomento à inovação”, com palestrantes sobre benefícios fiscais, financiamento, parcerias e cooperações internacionais. Cada painel terá três apresentações seguidas de discussões técnicas moderadas, com debates ao final.

Entre os palestrantes, estão Gustavo Rafael Collere Possetti e Mário José Zigovski, da Sanepar, Julio Shigeaki Omori (Copel), Luiz Fernando de Oliveira (Renault), Cristina Alessi (Agência Curitiba de Desenvolvimento), Caio Casto (iCities), Carlos Itsuo Yamamoto (UFPR), Breno Barros (Stefanini), Cristina Zuffo (Sabesp), Filipe Miguel Cassapo e Claudia Batista da Rocha (Sistema FIEP), João Florencio da Silva (FINEP) e Nilceu Jacob Deitos (Fundação Araucária). Confira a programação abaixo.
O evento ocorre no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), situado na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, bairro Tarumã, em Curitiba, no Paraná.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email: apd@sanepar.com.br . Envie a mensagem contendo seu nome, email, instituição que representa e telefone de contato.

 

Local: Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151 – Curitiba/PR

PROGRAMAÇÃO – WORKSHOP “INOVAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE”

DIA 26 DE JUNHO – SANEPAR/CETS

 

• 8h – 8h30: Credenciamento

• 8h30 – 9h: Abertura

• 9h – 10h30: Inovação para a sustentabilidade: filosofia para estar em dia com o futuro(Sanepar)

• 10h30 – 11h: Intervalo

• 11h – 12h30: Painel “Cidades Inteligentes”

– Geração distribuída e eficiência energética: energia limpa e inteligente (Copel)

– Mobilidade elétrica e o ambiente urbano (Renault)

– Vale do Pinhão e o Ecossistema de Inovação de Curitiba (Prefeitura de Curitiba)

• 12h30 – 14h: Intervalo

• 14h – 15h30: Painel “Inovação nas organizações”

– É possível tornar efetiva a relação empresa-academia no Brasil? (UFPR)

– Como a inovação pode auxiliar as empresas brasileiras a superar desafios em épocas de crise? (Stefanini)

– Inovação e saneamento (Sabesp)

• 15h30 – 16h: Intervalo

• 16h – 17h30: Painel “Mecanismos de fomento à inovação”

– Como financiar projetos de inovação? (FINEP)

– A Lei do Bem: benefícios fiscais a serviço da inovação (Senai/FIEP)

– Estabelecendo novas parcerias a partir de cooperações internacionais (GIZ)

• 17h30 – 17h45: Encerramento

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores