Valor Econômico
13/08/2020

Por Agências Internacionais

O índice de preços ao consumidor (IPC) subiu 0,6% em julho em relação a junho, informou ontem o Departamento do Trabalho. A chamada inflação núcleo, que exclui os preços de alimentos e energia, também subiu 0,6% no mês

A inflação ao consumidor subiu mais do que o esperado em julho nos EUA, refletindo a alta nos preços de bens e serviços. Mas a pressão inflacionária permanece bastante contida, com a demanda ainda reprimida pelo impacto da pandemia na economia.

O índice de preços ao consumidor (IPC) subiu 0,6% em julho em relação a junho, informou ontem o Departamento do Trabalho. A chamada inflação núcleo, que exclui os preços de alimentos e energia, também subiu 0,6% no mês.

Mas as tendências de longo prazo sugerem que a inflação continua contida. Numa base não ajustada sazonalmente, o IPC subiu 1% em julho em comparação a igual mês do ano passado, enquanto a medida núcleo avançou 1,6%.

“Não há nada a temer com relação a inflação sair do controle”, disse Scott Brown, da consultoria Raymond James & Associates.