Valor Econômico

06/01/2021

Por Adriana Cotias — De São Paulo

Indicação do BofA para AL inclui 5 ações brasileiras

Na lista destaque para B3, Bradesco, Cosan, Sabesp e Vale

Entre as principais ideias de investimentos do Bank of America (BofA) para a América Latina no primeiro trimestre, há sete indicações de compra de ações na região, sendo cinco delas no Brasil. Conforme relatório divulgado ontem pelo time de pesquisa global, a lista contempla B3, Bradesco, Cosan, Sabesp e Vale.

A avaliação positiva para as ações da B3 vem da alavancagem operacional que podem ter num ambiente de juro baixo, com melhora da atividade e boas perspectivas para o mercado de capitais. Conforme o relatório, há 33 ofertas de ações anunciadas, com valor estimado em R$ 40,3 bilhões. Se as operações forem adiante, será o terceiro ano consecutivo de forte impulso na atividade de mercado de capitais no Brasil.

O time de pesquisa também indicou Bradesco por entender que o banco será capaz de capitalizar a normalização da economia no país e pela boa dinâmica de resultados esperados para o quarto trimestre de 2020, com aceleração do crédito, inadimplência sob controle e queda das provisões.

Cosan foi adicionada pela diversificação da companhia que atua em diferentes nichos de negócios, como combustível, lubrificantes e gás natural, além da expectativa de recuperação do fraco desempenho de 2020.

Nos atuais preços, as ações da Sabesp não embutem nenhuma probabilidade de privatização ou ganhos de eficiência, e por isso têm avaliação atraente em relação aos pares. O time de pesquisa diz estar relativamente otimista com a revisão tarifária da maior empresa de saneamento do Estado de São Paulo, prevista para abril, e os incentivos dados pelo governo para pressionar por uma regulamentação favorável dado o plano de privatização/capitalização estimado em R$ 36 bilhões no programa de infraestrutura para 2021 e 2022.

Vale é indicada em meio a um cenário de recuperação da economia mundial, com o minério de ferro próximo das máximas históricas. A empresa também deve se beneficiar da busca por ações cíclicas e ainda pagar dividendos acima do esperado em março.