Implantação da rede de esgoto nos Ingleses, em Florianópolis, alcança 72%

Por Assessoria de Comunicação da Casan

25/03/2019

O final da temporada de Verão vai, gradativamente, alterando o ritmo e os locais onde são executadas as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses/Santinho. Neste momento já são quatro equipes atuando na região do Sítio de Baixo, que foi preservada durante a alta temporada.

Na semana passada recomeçaram as escavações na Servidão João Luís de Souto, no Sítio de Baixo, uma via estreita e sem saída onde a rede estava em instalação em dezembro. Interrompidas no período de final de ano, a instalação da rede pode ser realizada agora porque o movimento está normalizado e os transtornos para os moradores, minimizados. A servidão tem cerca de 300 metros de extensão e deve estar concluída em um mês.

Paralelamente, prosseguem os trabalhos nas servidões Ademir Domingos dos Santos e Flor do Campo Limpo e na Estrada Dario Manoel Cardoso, (iniciadas na primeira quinzena de fevereiro). No caso das servidões, as vias ficam interrompidas para o trânsito de veículos entre 8h e 17h30min. Os moradores são orientados a retirar seus carros do local até as 7h30min, quando a equipe inicia as escavações. No final do dia as valas são fechadas e o tráfego é normalizado. Na Dário Manoel Cardoso o tráfego precisa ficar em meia pista, e trabalhadores estão orientado os motoristas em sistema Pare/Siga, por meio de placas.

Evolução

Segundo os números do relatório de execução da obra divulgado pelo consórcio construtor Trix-Infracon, 41,89 km de rede já foram instalados em vias nos dois bairros (o que corresponde a 72,2 % do total previsto). O mesmo relatório mostra que entre os dias 20 de fevereiro e 19 de março foram instalados 1,09 mil metros de rede coletora pelas cinco equipes que vêm trabalhando. Esse total corresponde a cerca de 181 tubos de 6 metros cada, em profundidades que variaram entre 3,5 metros e 5 metros, aproximadamente.

O projeto

Viabilizado a partir de uma ação conjunta da Casan, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho demanda

investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão 58 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário.

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento certo, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela Casan que as ligações podem, então, ser efetivadas.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores