Campo Grande News
16/08/2020

Por Leonardo Rocha 

Investimentos foram feitos nas cidades de Aral Moreira e Laguna Carapã, na região de fronteira

O governo estadual investiu nesta semana mais de R$ 10 milhões em obras de esgotamento sanitário nos municípios de Aral Moreira e Laguna Carapã, antes do leilão que vai fazer a concessão do serviço por 30 anos, através de uma parceria público-privada. O certame está marcado para o dia 23 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Os investimentos agora foram na estação de tratamento de esgoto com 914 ligações domiciliares, nas cidades de Aral Moreira e Laguna Carapã. Também foi autorizado pelo governo a construção de 27 mil metros de rede coletora com 1.239 ligações domiciliares na região de fronteira.

Para o esgotamento sanitário, foi escolhido a realização de uma parceria com a iniciativa privada para que  possa levar o serviço a 100% das 68 cidades atendidas pela Sanesul (Empresa de Saneamento do MS), no período de 10 anos. Atualmente esta cobertura é de quase 50%, segundo os dados da empresa.

O leilão em setembro vai escolher a empresa que irá assumir o serviço (esgoto sanitário) durante 30 anos, com a missão de investir R$ 4,5 bilhões no sistema, beneficiando 1,7 milhão de pessoas já nos 10 primeiros anos.

Segundo o governo, pelo menos cinco grupos empresariais já percorreram Mato Grosso do Sul para conhecer a estrutura de operação da Sanesul, porque estão interessados em participar da disputa. Na última terça-feira (11), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) apresentou a proposta de concessão ao mercado financeiro, em evento virtual da Bolsa de Valores de São Paulo.