Valor Econômico
09/03/2021

Por Letícia Fucuchima

Ministro Rogério Marinho diz que aguarda decisão dos parlamentares sobre lei do saneamento para atrair investimentos para o setor

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse ontem que o governo federal espera que o Congresso paute nesta semana a apreciação dos vetos do presidente Jair Bolsonaro à nova lei de saneamento.

 “Nos foi colocado que nesta semana, quarta ou quinta-feira, há uma possibilidade que tenhamos finalmente a sessão congressual que vai definir a manutenção ou derrubada dos vetos. Estamos trabalhando com a nossa bancada e com aqueles que apoiam a modernização do setor para a manutenção do veto do presidente”, afirmou, durante evento virtual organizado pelo Santander.

O setor aguarda há meses uma definição sobre os vetos à lei, principalmente daquele que define se estatais podem ou não renovar contratos por mais 30 anos. O texto aprovado pelos parlamentares permitia essa prorrogação, mas o trecho foi vetado pelo governo. Segundo Marinho, a partir da apreciação dos vetos, o governo poderá “publicizar” o decreto que define critérios para que as empresas comprovem sua capacidade econômico-financeira para fazer os investimentos necessários, sob risco de perda do contrato.

De acordo com o ministro, o texto já está praticamente pronto e sua elaboração contou com a assessoria de uma consultoria especializada. “A partir daí [avaliação dos vetos], rapidamente, em 15 ou 20 dias depois, teremos condições de publicizar o decreto.” Também participante do evento, o deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), que foi relator do tema na Câmara, avaliou que a apreciação dos vetos é “urgente e fundamental”. “Sou favorável que o Congresso mantenha os vetos do presidente, para que a gente tenha um saneamento básico mais rápido e mais ágil. Principalmente com a chegada da pandemia, no último ano, ficou mais urgente a necessidade de recursos privados para esse setor tão importante.”

 A secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, afirmou que um dos grandes desafios do governo será “multiplicar” sua fábrica de projetos de concessão e PPPs em saneamento. Para isso, segundo a secretária, o governo tem buscado apoio de entes multilaterais e avaliado a reestruturação de fundos de desenvolvimento regionais. “A estruturação [de projetos] não pode ser o gargalo para que esses investimentos [em saneamento] aconteçam.”