Valor Econômico
Por Rafael Walendorff

06/08/2021

Medida autoriza adoção de medidas para garantir o abastecimento público, como o rodízio de água

O governo do Paraná decretou situação de emergência hídrica em todo o Estado devido à estiagem. A medida, assinada pelo governador Ratinho Junior (PSD),vale por 90 dias.

O decreto autoriza a adoção de medidas para garantir o abastecimento público pelas empresas de saneamento, como o rodízio de água, priorizando o uso dos recursos hídricos para o consumo. O Instituto Água e Terra (IAT) poderá restringir a vazão outorgada para outras atividades, como a agricultura, para normalizar as captações.

A Secretaria de Agricultura deverá implementar medidas de apoio aos agricultores para melhorar a eficiência no uso da água nas atividades agropecuárias e orientar os agricultores para o cumprimento da restrição de captação hídrica, conforme determinações do decreto, informou nota do governo. A pesca está proibida em toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Cinzas.

O diretor-presidente do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Eduardo Alvim, diz que as anomalias nas precipitações atingem todas as regiões do Paraná, com casos extremos de estiagem em partes do Oeste, do Sudoeste e do Centro até o Norte Pioneiro.

“Tivemos períodos muito ruins em meados do ano passado, com o inverno e a primavera com precipitação muito baixa. Isso vem se acumulando há pelo menos dois anos, com chuvas abaixo do normal” , diz Alvim.

“Cumulativamente, essa condição vai depreciando as reservas naturais de água no solo, com reflexo na disponibilidade hídrica nos rios, reservatórios e poços de abastecimento. Quando essa situação se perdura há muito tempo, acaba exigindo a adoção de medidas extraordinárias para priorizar o uso dos recursos hídricos”.