Governador lança nova fase do Programa Nossa Guarapiranga

O Governo de São Paulo e a Prefeitura assinaram nesta quarta-feira um novo Termo de Cooperação do Programa Nossa Guarapiranga. O novo acordo tem validade de 12 meses, poderá ser prorrogado por cinco anos e inclui ações conjuntas para a limpeza, retirada de resíduos e conservação do espelho d´água da represa Guarapiranga e suas margens.
O evento, que aconteceu no Dia Mundial da Água, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; do prefeito de São Paulo, João Doria; do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga; do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Salles; e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman. O objetivo da ação foi detalhado às autoridades em um trajeto de barco contornando as margens da Guarapiranga.
Com o Nossa Guarapiranga, a Sabesp instalou 1.100 metros de ecobarreiras (estruturas flutuantes) em diferentes pontos. São boias com telas metálicas, posicionadas na foz dos córregos que deságuam na represa, fazendo com que o lixo jogado nas ruas ou não recolhido seja contido e não invada o reservatório. Quando chove, esse material acaba sendo arrastado pelos córregos até o manancial. Barcos recolhem o material preso nas ecobarreiras para que ele seja levado pela Prefeitura para um aterro.
Para a retirada dos resíduos que estão no fundo do manancial, a Sabesp desenvolveu em parceria com a Fundação de Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), da Unesp, um barco com braço hidráulico que pode coletar resíduos a até seis metros de profundidade. Entre os objetos recolhidos estão sofás, geladeiras, pneus e muitos objetos de plástico.
Além da limpeza e da manutenção da Guarapiranga, a Sabesp faz a recuperação de vegetação nas ilhas da represa. Um dos destaques é a Ilha da Formiga, que depois do plantio de 300 mudas tornou-se ponto de lazer.
Os benefícios alcançam cerca de 1 milhão de pessoas que vivem no entorno da Guarapiranga e 4 milhões de pessoas que são abastecidas por ela. Além disso, o programa propicia a prática de esportes náuticos e do lazer nas águas do manancial. Lançado em 2011, o Nossa Guarapiranga já retirou 121 mil m³ de resíduos da represa e suas margens, o que equivale a 6.000 caminhões basculantes de 20 m³.
Gibi da Turma da Mônica
No evento também foi lançada a revista em quadrinhos “O craque do time”, da Turma da Mônica, de autoria do cartunista Mauricio de Sousa, que esteve presente. O quadrinho é uma parceria da Sabesp com a Mauricio de Sousa Produções, o Instituto Trata Brasil, a Cúria Metropolitana de São Paulo e as Secretarias de Saneamento e Recursos Hídricos e da Educação. A tiragem inicial, de 1 milhão de exemplares, será distribuída pela Secretaria da Educação para alunos do ensino fundamental em escolas públicas da rede estadual e também em igrejas católicas. O objetivo é explicar para as crianças a importância da rede de água e esgoto para a saúde e o bem-estar das famílias.
Além do gibi, o cliente da Sabesp receberá em breve na conta uma tirinha da Turma da Mônica. Serão oito historinhas com os personagens falando sobre temas do saneamento. A primeira delas destaca o caminho da água. A segunda é do trajeto percorrido pelo esgoto. Já a terceira será sobre o valor da água, entre outros assuntos. Ao ler a tirinha, o cliente e sua família vão compreender, de modo leve, didático e descontraído, que a água não nasce na torneira.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sabesp

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores