Funcionários da CAEMA recebem treinamento de combate a incêndios

Por Assessoria de Comunicação da Caema

Qua, 20 de Fevereiro de 2019 15:25

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) promoveu, na tarde da última quinta-feira (14), um treinamento sobre os riscos de incêndio e a importância da formação da Brigada de Incêndios para os funcionários da Companhia.

O bombeiro militar Jean Francis Ribeiro Corrêa, especialista em resgate, conduziu a palestra que teve como objetivo divulgar a Norma Regulamentadora (NR-23), instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como salientar ações de promoção da saúde do trabalhador. Jean Francis orientou os funcionários a proteger o ambiente contra o fogo, e recomendou que medidas tomar caso o problema tome maiores proporções.

“Esse momento é muito importante para que todos na empresa saibam que devemos evitar o aparecimento do fogo, com medidas muito simples. A formação da Brigada de Incêndios também é primordial no ambiente organizacional, pois caso a fatalidade aconteça, teremos pessoas certas que evitarão a destruição completa”, enfatizou Jean Francis.

O bombeiro destacou ainda a importância de manter a calma e o máximo de ordem possível quando houver os primeiros sinais de fogo. “A pessoa certa saberá qual decisão tomar para nortear, de um modo geral, perante situações emergenciais. É crucial reconhecer o tipo de incêndio para saber qual método escolher, para combatê-lo. O brigadista também vai poder garantir, em um grau mais amplo, a segurança das pessoas que estiverem no local, usando as articulações corretas de evacuação e também do isolamento daquela área, tal qual o incêndio foi iniciado”, completou.

César Augusto Nascimento dos Santos, membro da CIPA, destacou a importância de preservar a vida dos colaboradores da empresa e prosseguiu com instruções preventivas de segurança do trabalho. “A vida dos nossos colaboradores é a vida da empresa, portanto, preservá-las é nossa missão. Hoje, estamos conduzindo esse treinamento para reforçar o nosso compromisso em garantir a segurança de todos dentro da empresa, trazendo à tona a importância da Brigada de Incêndio e dicas de como diminuir os riscos que podem dar vida ao fogo em nosso local de trabalho. Ainda iremos muito além para prevenir todos os tipos de acidente de trabalho. As suas vidas são de extrema importância”, destacou César Augusto.

 A CIPA é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritária, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A Comissão da CAEMA vai eleger, nesta quarta-feira (20), novos membros para dar continuidade aos serviços de prevenção e diminuir os riscos da empresa.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores