Exposição fotográfica comemora os 105 anos do saneamento santista

A partir de amanhã (25), estará à disposição dos visitantes do Palácio Saturnino de Brito, sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no Centro de Santos, a exposição fotográfica “Os Canais de Saturnino”. Por meio de painéis cedidos pela Fundação de Arquivo e Memória de Santos (FAMS), a história dos canais – considerados um dos principais cartões postais da região – é contada desde a construção até os dias atuais.
A mostra começa no aniversário de 105 anos da inauguração do primeiro sistema de esgotamento sanitário de Santos, que, em conjunto com os canais de drenagem – ambos projetos do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito –, foram cruciais para que a cidade se livrasse da fama de “Porto Maldito”, adquirida pelo altíssimo índice de mortalidade da população e tripulações que aqui atracavam por doenças de veiculação hídrica, que se proliferavam nos terrenos alagadiços.
Além da exposição, o passeio é ainda uma oportunidade para conhecer o Acervo do Saneamento da Baixada Santista. O espaço conta com equipamentos, mobiliário e desenhos originais do Patrono da Engenharia Sanitária Nacional do início do século XX. Do passado ao presente, o ponto turístico conta com uma sala interativa sobre os recentes avanços na área de saneamento promovidas pelo Programa Onda Limpa, o maior empreendimento de recuperação ambiental do litoral do país. A arquitetura do Palácio Saturnino de Brito também é uma atração à parte.
A exposição “Canais de Saturnino” vai até dia 20 de maio e as visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 11 às 17 horas, e aos sábados, das 11 às 16 horas, com monitoria de guia turístico. Grupos e excursões escolares podem agendados pelo telefone (13) 3201-2657. O endereço do Palácio Saturnino de Brito é Avenida São Francisco, 128. A entrada é gratuita.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sabesp

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores