ETA Mauro Borges recebe visita e é inaugurada hoje

O Presidente da empresa, Saneamento de Goiás (Saneago), Jalles Fontoura, recebeu ontem (18) membros da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para visita oficial à Estação de Tratamento de Água (ETA) Mauro Borges.

A nova estação será inaugurada hoje (19) e vai produzir, inicialmente, dois mil litros de água por segundo. Há ainda a possibilidade de expansão para oito mil litros por segundo nos próximos anos, o que vai assegurar o abastecimento para Goiânia e Região Metropolitana.

Na oportunidade, o presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, destacou a importância da parceria entre a federação e a Saneago. “Nós temos essa preocupação com a água e as indústrias também têm que participar de projetos de preservação”, completou.

O presidente da Saneago também reforçou o valor dessa cooperação: “Nas áreas que estão acima da captação do Meia Ponte, por exemplo, nós temos muitas atividades econômicas de pessoas ligadas à Fieg. São muitas indústrias localizadas nessa região. Nós temos que trabalhar soluções que atendam ao mesmo tempo os interesses dessas pessoas e o consumo humano, especialmente nos meses de agosto, setembro e outubro”.

Durante a visita, Jalles Fontoura explicou aos presentes sobre o funcionamento da ETA e ressaltou que ela é uma das mais modernas da América Latina. “É um investimento grande, que abastecerá Goiânia até 2040 e dará segurança à cidade de Goiânia durante os meses de seca”, frisou.

Pedro Alves reconheceu a grandeza da obra e enfatizou o planejamento do governo do Estado para evitar a crise hídrica. “A obra do Sistema Mauro Borges é a maior de todos os governos de Marconi Perillo, um visionário, que planejou o sistema antes mesmo de haver crise hídrica no Brasil, e que vai garantir o abastecimento de água para uma população de 3 milhões de pessoas na Grande Goiânia, o que só vai acontecer em 2040”, disse.

Além do presidente, estavam presentes os vice-presidentes da Fieg, Wilson de Oliveira e Antônio Almeida, o superintendente da Fieg, José Eduardo de Andrade Neto, a técnica de Meio Ambiente Elaine Farinelli, o técnico de infraestrututa Leandro Gondim, o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente, Pedro Silvério, o superintendente do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ), Almir Blésio, o diretor do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, e o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Humberto Rodrigues. Representando os sindicatos, compareceram o presidente do Sindicato da Indústria da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica do Estado de Goiás (Sindicel), Célio Eustáquio de Moura, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Goiás (Sinvest), José Divino Arruda, presidente do Sindicato das Indústrias Químicas no Estado de Goiás (Sindiquímica), Jair José De Alcântara, a secretária executiva do Sindicato das Indústrias de Alimentação no Estado de Goiás (Siaeg), Denise Resende, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados no Estado de Goiás (Sindicalce), Elvis Roberson Pinto.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores