ETA mais antiga da Sanepar completa 50 anos de atividades

Localizada em Curitiba, a ETA Iguaçu abastece cerca de um milhão de habitantes

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

Eta Iguaçu: produção de água tratada para mais de um milhão de habitantes em Curitba e RMC

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está comemorando os 50 anos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, a mais antiga em funcionamento em Curitiba e uma das mais importantes estações da Sanepar. Com área construída de 1.480 metros quadrados, a ETA fica no bairro Uberaba, na Marginal da BR 277, já na saída para o Litoral do Estado. A comemoração do cinquentenário ocorreu no dia 26 de março. Na ocasião, foi apresentado um novo projeto de melhorias em um evento que reuniu empregados da ativa, aposentados, diretoria e gerentes da empresa.

A ETA Iguaçu foi inaugurada em 26 de março de 1969, com capacidade inicial para tratar 1.000 litros de água por segundo. “Desde sua inauguração, a ETA tem tido um papel estratégico para abastecer os curitibanos: no início ela foi responsável por 80% da água tratada fornecida à população e, hoje, contribui com 38% do volume levado a diferentes bairros da capital. Hoje já não utiliza as águas do Rio Iguaçu, mas recebe água do Rio Pequeno e das Barragens Iraí, Piraquara I e Piraquara II, e atende mais de um milhão de habitantes em Curitiba e Região Metropolitana”, explica o diretor de Operações da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid, que está na empresa há 43 anos.

Reformas – As estimativas técnicas, na época da inauguração, eram de que o ETA Iguaçu poderia atender a demanda por água tratada até o ano 2000. No entanto, a Sanepar realizou diversas obras de melhorias, aumentando a vida útil da estrutura e garantindo o abastecimento da população com a qualidade e a quantidade de água necessárias. Na década de 1980, foi triplicada a capacidade da ETA, chegando a produzir 3 mil litros de água por segundo. Atualmente, a vazão do sistema de entrada  é de 3.800 litros de água por segundo, recalcados da captação para ETA através de duas adutoras de 1.100 milímetros de diâmetro.

Segundo o diretor, ao completar seus 50 anos de atividades ininterruptas em 2019, a ETA Iguaçu se consolida como uma estação fundamental para abastecer tanto a população de Curitiba como de áreas da Região Metropolitana, através do Sistema de Abastecimento Integrado da Sanepar (SAIC) da Sanepar.

“A ETA Iguaçu teve constantemente obras de modernização e de manutenção, o que garantiu sua longevidade e o bom atendimento à população. A Estação também se transformou em ETA-Escola, sendo um espaço para formação de empregados da Sanepar e um local para testes de melhorias, disseminadas para outras estações da Sanepar em todo Paraná”, disse.

Além disso, a Estação recebeu visitas de estudantes, profissionais, pesquisadores, autoridades e da comunidade em geral, associando sempre o papel da Sanepar à educação para o uso racional da água e para a preservação ambiental. “A ETA é um lugar de muitas histórias de trabalho, de amizade e de muita dedicação”, conta Dedavid.

Empregados da Sanepar comemoram 50 anos da ETA Iguaçu

Comemoração – Os 50 anos da ETA foram comemorados em um evento interno que reuniu saneparianos na ETA Iguaçu. A gerente de Produção de Água, Rita Becher, há 33 anos na empresa, abriu o evento e falou da importância de preservar a memória e compreender os desafios futuros. O evento teve também a apresentação do histórico da ETA, pelo coordenador dos centros de Educação Ambiental, Junio Ferreira Lima, e das novas melhorias planejadas para a Estação, pela engenheira civil Mariele de Souza Parra Agostinho, da área de Projetos Especiais.

Como representantes de todos os trabalhadores que já passaram pela ETA Iguaçu, foram homenageados Ovande José Magalhães, José Fernandes, Agenor Zarpelon e Keisy dos Santos Cordeiro. A empregada Lucilene Costa, uma das primeiras mulheres a trabalhar na ETA, e a atual gestora da ETA, Carolina Queiroz, também estiveram presentes. Compareceram ainda os gerentes Antonio Carlos Gerardi, Rafael Francis Leite e Pedro Mikowski, os coordenadores Alcely Wosniak, Fábio Basso, Marcos Antonio Favaro e Arion Garcia da Silva.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores