Estação de Tratamento de Esgoto Vila da Barca, em Belém (PA), entra em operação

Está em operação desde o sábado, 8, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila da Barca, localizada em Belém (PA). Embora já esteja funcionando, a unidade ainda passa por reforma. “Está em andamento a construção do muro, a capina e roçagem da área e iremos realizar uma limpeza geral”, informa Cláudio Ribeiro, gestor da Unidade de Esgotos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Ainda segundo Cláudio Ribeiro, há necessidade de uma pequena reforma nas instalações prediais para restabelecer a iluminação interna e externa da Estação de Tratamento. “O muro que está sendo construído para proteger a estação deve ficar pronto em 10 de maio e após isso vamos iniciar as outras reformas”, informou Vanessa Farias, gestora da Unidade de Suporte Administrativo da Cosanpa.
A ETE Vila da Barca foi construída na década de 90 e estava desativada desde setembro de 2015, após sofrer saque de invasores. Na última visita que fez ao local, no início do mês de abril, o presidente da Cosanpa, Abraão Benassuly, pediu o apoio da comunidade para preservar o patrimônio público.
A estação realiza dois tipos de tratamento em seis litros de esgoto por segundo. No tratamento preliminar, o material orgânico passa por gradeamento, caixa de areia e caixa de gordura; após isso inicia o tratamento biológico, através de um reator compacto.

Fonte: Por Andrea Cunha – Cosanpa

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?