Embasa participa do lançamento de campanha para salvar o Rio João, no sul da Bahia

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) participou, na última semana, do lançamento da campanha para salvar o rio São João, único manancial que abastece a comunidade de São João do Paraíso, distrito do município de Mascote, no sul do estado. O evento aconteceu na quadra de esportes do Centro Educacional Castro Alves e foi resultante das atividades realizadas em comemoração pelo Dia Mundial da Água (22 de março). Mais de 300 pessoas, a maioria estudantes do Ensino Fundamental II, participaram das discussões.

O coordenador regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), agrônomo Fernando Vargens, falou sobre a importância da água e da preservação dos mananciais, mostrando a situação preocupante da bacia hidrográfica do rio Pardo, da qual faz parte o rio São João. A assistente social da Unidade Regional da Embasa de Itabuna (USI), Thaíse Dias, apresentou um perfil da atuação da empresa em 367 municípios baianos os benefícios da água tratada para a saúde e melhoria da qualidade de vida da população. O detalhamento do processo de tratamento de água foi feito pelo gerente do Escritório Local da Embasa, Jadson Fagney, que mostrou os efeitos do desmatamento no volume de água do rio São João, único manancial disponível para abastecer a população do distrito de São João do Paraíso e que vem revelando sinais de esgotamento.

A diretora do Centro Educacional Castro Alves, Patrícia Silva Santos, agradeceu a parceria com a empresa. “A Embasa sempre tem atendido aos nossos convites para ações educativas e socioambientais”, destaca.Após as palestras e debates, quando também foi escolhido o representante local na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, os estudantes saíram em passeata pelas ruas de São João do Paraíso para sensibilizar a população na luta pela preservação do rio São João, cuja nascente fica na Serra do Procópio, dentro do município de Mascote. Atualmente, a vazão de captação no rio São João é de 36,3 litros por segundo e a capacidade nominal de tratamento do sistema é de 44 litros por segundo. A ETA opera 8 horas por dia e produz, em média, 945 metros cúbicos por dia de água tratada de qualidade, volume suficiente para abastecer toda a população de São João do Paraíso.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores