Embasa inicia testes na obra que reforçará abastecimento de água em Queimadas e Santaluz

Entrou em operação, no último sábado (04), ainda em fase de testes, a nova estrutura construída emergencialmente para reforçar o abastecimento nos municípios de Queimadas e Santaluz. As obras, iniciadas há pouco mais de um mês, envolvem  a implantação de equipamentos para captação de água a partir do rio Jacurici (com cessão do açude do distrito de Rômulo Campos) e de uma nova adutora, que levará a água do manancial até a estação de tratamento de Queimadas.

A barragem da Leste, que abastece os dois municípios, estava entrando em colapso por causa da estiagem e da baixa disponibilidade hídrica no rio Itapicuru. “Diante da situação critica, foi necessário viabilizar a captação em outro manancial para complementar o volume da barragem da Leste e assim assegurar o fornecimento de água à população”, informa o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto.

A Embasa e o Governo do Estado estão investindo R$ 3,3 milhões para garantir o abastecimento e reduzir os impactos da falta de chuvas na região. Concluída a fase de testes, a nova adutora será colocada em operação, visando garantir maior segurança hídrica aos moradores locais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores