Deso visita a Compesa para troca de experiências nos serviços prestados

Por Assessoria de Comunicação da Deso

Foto: Deso

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio dos seus representantes da Diretoria de Manutenção e Operação (DOM), Assessoria Técnica de Operações (ATDO) e a Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) estiveram na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para a realização de um “benchmarking” (que consiste no processo de busca das melhores práticas e que conduzem ao desempenho superior), com dois objetivos principais: observação do conceito aberto no ambiente de trabalho na nova sede da Compesa e verificação da gestão online dos serviços operacionais via sistemas integrados de informação de produção, distribuição de água tratada, gerenciamento dos serviços de campo, planejamento e gerenciamento dos planos e metas.

Com essa integração entre Sergipe e Pernambuco, a DOM confirma a busca pela excelência dos serviços prestados, visando sempre elevar a Deso no ranking do saneamento. Além de padronizar os processos e rotinas, o objetivo é informar às partes interessadas, com precisão e qualidade, os indicadores de desempenho. A experiência na Compesa foi relevante para ratificar o trabalho que já foi inicializado, desde março, com diagnóstico organizacional das áreas operacionais da Diretoria de Manutenção e Operação, reuniões gerenciais e visitas técnicas às unidades de operação.

A participação de todos os gerentes e representantes na elaboração conjunto do Planejamento Estratégico para 2020, aponta para uma dinâmica mais arrojada na estruturação dos planos de ação. De acordo com Ana Cláudia Monteiro, Agente Administrativo da DOM, a experiência foi bastante significativa, devido a prática do modelo de gestão dos serviços operacionais em tempo real. “A equipe se mostrou bastante empenhada em conhecer e buscar a aplicação daquilo que a experiência já tem indicado de positivo, em uma Companhia maior, mas com um perfil similar ao nosso. Foi interessante também abrir as portas para que eles venham conhecer a nossa gerência de perdas, o que os deixou bastante entusiasmados. A interação entre a Diretoria de Manutenção e Operação – DOM, Diretoria de Gestão Corporativa – DGC e Diretoria Comercial Financeira – DCF também deve ser destacada, além do incentivo maciço da presidência, que tem buscado instigar essa alavancagem do desempenho operacional. A ida conjunta da ATDO e GTIC, foi bastante relevante, pois as tecnologias de informação são ferramentas fundamentais nesse processo. Será um divisor de águas na gestão da produção e distribuição do nosso produto, e na gestão dos serviços correlatos”, avaliou.

Para Ronaldo Moreira, coordenador de Desenvolvimento da GTIC, o “benchmarking” na Compesa permitiu ter acesso a várias soluções que serão implantadas na Deso. “O benchmarking nos permitiu comparar o uso de diversas tecnologias para solucionar questões muito parecidas com a nossa realidade. Uma das soluções apresentadas e que pretendemos implantar é o GSANAS, uma solução mobile Android que tem o objetivo de acompanhar em tempo real a execução das ordens de serviços comerciais e operacionais trazendo agilidade nos serviços e diminuindo o tempo de resposta ao cliente”, pontuou.

Foto: Deso

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