Deso promove plantio de mudas em Propriá (SE)

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), através da Gerência Ambiental (GESA), realizou o plantio de mudas, para o reflorestamento das margens do rio São Francisco, no município de Propriá (SE), na última quarta-feira, 14 e contou com a colaboração da Escola Municipal Leonor Barreto Franco, do povoado São Miguel. O evento faz referência ao “II Simpósio de Gestão Ambiental” que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, no Auditório Central da Companhia.

De acordo com a técnica em Saneamento Ambiental da Deso, Vanessa Resende, é importante levar as crianças para o plantio de mudas. “É um trabalho de preservação. Essa geração e as próximas poderão ser as que sofrerão bastante mais tarde, então se elas não se conscientizarem, não se sensibilizarem com esse problema que é o desmatamento das margens do Rio São Francisco, consequentemente dará no assoreamento”, alertou.

Devido ao baixo nível de água no rio, os moradores estão tendo dificuldades nos trajetos que são feitos a barco, esse problema é resultado do desmatamento, por isso a importância de reflorestar a área. “A gente tem na cidade de Penedo, várias balsas que precisam fazer várias voltas para não passar nos bancos de areia, isso que tá acontecendo, o desmatamento das margens do rio São Francisco, ocasionou o assoreamento. Trazê-los a essa problemática, provocá-los para fazer com que eles comecem a pensar em fazer a parte deles. Tanto para eles, como para as futuras gerações.” completou, Vanessa Resende.

TIPOS DE MUDAS

Na ocasião, foram plantadas mudas de craibeira, aroeira, goiabeira, jaqueira, mangueira e umbaúba. As plantas vieram da “Associação Vida Ativa”, de Canindé de São Francisco, que produzem as mudas e doam para a Deso.

O professor de ciências, Gláucio dos Santos, que participou do plantio, mencionou como essa prática pode acrescentar na vida dos envolvidos. “É uma experiência de conscientização e preservação da natureza, do futuro da humanidade, do futuro dos próprios alunos. São ações como essa, que enriquecem tanto na vida particular, como em sala de aula”, finalizou.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?