Deso lança unidade móvel para apresentar o passo a passo do saneamento à população de Sergipe

Agência Sergipe de Notícias

A ferramenta está em fase de teste atendendo ao público interno e, quando em funcionamento, percorrerá os municípios sergipanos

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) lançou a unidade móvel Saneamento Expresso, se destacando como a primeira empresa do Norte e Nordeste a inovar com um projeto de Educação Ambiental. Na prática, a iniciativa consiste em uma maquete, dentro de um ônibus, detalhando todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto, demonstrando o Ciclo do Saneamento às comunidades sergipanas em ações itinerantes. O objetivo é apoiar e complementar as atividades da Companhia, enriquecendo o atendimento na capital e interior do estado, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.

Na maquete, de acordo com o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Gabriel Almeida de Campos, será possível acompanhar desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico, além de mostrar como acontece a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos e uso consciente da água. A unidade é fomentada pelo “Programa Águas de Sergipe”, que é destinado à Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe especificamente para a melhoria da qualidade da água do estuário, através de investimentos em despoluição e práticas de gestão em recursos hídricos, a ferramenta foi projetada por meio da diretoria de Meio Ambiente e Expansão e da Gerência Socioambiental da Deso (GESA).

Para Gabriel Campos, o programa se destaca por buscar alcançar e levar informações inerentes às ações do órgão para o maior número de pessoas possíveis “Em relação ao Norte e Nordeste somos a primeira empresa da região que lança o Programa do Saneamento Expresso com a unidade móvel e, com isso, conseguiremos levar conhecimento de uma maneira muito lúdica e confortável às comunidades. A nossa ideia é conseguir operacionalizar o programa primeiramente para o público interno e, a medida que formos adquirindo experiência em relação ao trato com eventuais demandas, além da alimentação elétrica do ônibus com os mecanismos para poder funcionar a maquete, gradativamente iremos abrir ao público externo na capital e interior”, explicou.

Na prática

De acordo com o Gerente Socioambiental, Mario Léo de Oliveira Rodrigues, o sucesso dessa unidade dependerá do apoio de todos. “A unidade veio para melhorarmos o nosso atendimento aos clientes, tanto para educação ambiental, quanto para os trabalhos sociais. Os programas “Deso vai à Escola” e o “Deso Comunidades” serão ampliados com a unidade móvel, pois, com ela, poderemos aumentar o nosso índice de atendimento nas comunidades, principalmente com os estudantes. Também vamos agregar este Programa a outras unidades como o Serviço Social e, qualquer outra demanda que tenha necessidade, a unidade móvel estará à disposição”, pontuou.

Já o coordenador de Educação Ambiental, José Jorge Silva Santos, ressalta que a unidade móvel irá contribuir para o conhecimento da população. “Desenvolver e conhecer o ônibus nos fez entender que poderíamos levar o nosso sistema de abastecimento de uma forma lúdica, não só para Aracaju como para os municípios onde a Deso atua. Através do que está sendo representado mostraremos toda a nossa logística em captação de água até chegar às casas. O programa servirá não só como um sistema de apresentação, mas como ferramenta de formação para a população”, garantiu.

A unidade móvel Saneamento Expresso começará oficialmente suas atividades pelo interior do estado na primeira semana de junho.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores