Deso em Itabaiana (SE): reforma do escritório e entrega da primeira etapa de esgotamento sanitário

Na manhã da última sexta-feira, 06, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo, juntamente com o governador de Sergipe, Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas e diversas autoridades visitaram Itabaiana, no Agreste sergipano, para a entraga da primeira etapa da obra de esgotamento sanitário e a reforma do imóvel que abriga o Posto de Atendimento ao Público, José Andrade Góis e a Gerência Comercial Centro-Oeste da Deso.

A primeira etapa da obra de esgotamento sanitário de Itabaiana compreende a interligação das redes coletoras existentes, a montagem de uma Estação Elevatória, a implantação de Emissários por Recalque e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A segunda etapa consistirá na ampliação e interligação da rede de esgoto existente e integração à ETE. Com o projeto, 70% do esgoto de Itabaiana será tratado.

A obra é fruto de um convênio com o Banco Mundial, resultante no programa Águas de Sergipe, coordenado pela secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e executado pela Deso. Ao fim da intervenção, após a conclusão da segunda etapa, o problema histórico de inundações em épocas de chuvas na região central de Itabaiana será sanado. Além disso, a intervenção ajudará a despoluir o Açude da Marcela, já que o esgoto da cidade será tratado antes de desaguar na represa.

“Como é importante a existência de saneamento básico na vida da sociedade. A Organização Mundial de Saúde, através dos seus estudos informa que a cada real investido em saneamento, o estado deixa de gastar R$ 4 em saúde pública. Por isso, muitas vezes as obras de saneamento não demonstram seu devido valor porque são obras enterradas, não são visíveis. Estamos presenciando a Estação de Tratamento e toda a tubulação que fará as redes na segunda etapa. É importante que a sociedade tenha essa percepção. Com a segunda etapa concluída deixaremos um grande benefício para a sociedade de Itabaiana, um legado de saúde pública, além de despoluir córregos e esgotos. Estamos entregando o que há de mais moderno no mundo em sistema de tratamento de rede sanitária”, explicou diretor-presidente da Deso, Carlos Melo .

“Pela importância que tem Itabaiana para o nosso desenvolvimento, para a nossa economia, fico feliz em trazer investimentos. Estamos entregando a primeira etapa do esgotamento sanitário aqui do município. Quero aproveitar e pedir a compreensão da população porque precisaremos abrir o centro comercial de Itabaiana para executar a segunda etapa, que acabará com as enchentes”, declarou Jackson Barreto.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Olivier Chagas, lembrou que o investimento beneficia, também, a economia local, já que abrange dois perímetros irrigados da região. “Quero dizer, governador, o quanto me orgulho de estar aqui neste momento. A importância dessa obra as pessoas vão perceber com o tempo. Essa é a maior estação de tratamento que nós vemos no interior de Sergipe. Com essa ação, o governo está trazendo um benefício que tem uma influência ambiental, como porte econômico, porque está beneficiando dois perímetros irrigados e tem outra benfeitoria, que eu diria que é a mais importante, que é mais saúde para as pessoas, devido à água tratada”, disse.

Escritório da Deso

Tanto o posto de atendimento quanto o escritório foram ampliados, passando por intervenções que vão oferecer maios conforto ao público consumidor e aos funcionários. O número de atendentes foi ampliado e foi criado o serviço de pré-atendimento. Na nova loja, o cliente terá acesso a todos os serviços comerciais prestados: ligação de água, refaturamento, aferição, segunda via, transferência de nome e outros.

Para Carlos Melo, a população ganha com qualidade no atendimento, diante da reforma do imóvel. “É com satisfação que viemos a Itabaiana realizar essa inauguração, pois tem mais de 20 anos que esse prédio não era reformado. Estamos entregando a comunidade do município, e tem um significado importante, pois chega a passar por dia 200 atendimentos e agora com mais conforto e espaço, poderemos prestar um serviço com mais qualidade para a população. E uma resposta que o governo determinou, e nós executamos. Estamos muito satisfeito e agradecido por essa oportunidade em entregar a Itabaiana esse presente com um melhor atendimento”, disse.

“Temos um compromisso com Itabaiana. Carlos Melo está de parabéns, essa loja tem condições de atender aproximadamente 5 mil pessoas por mês, ou seja, quando ampliamos e reformamos, damos maiores condições e conforto a população que precisa do serviço da Deso”, ressalta o governador de Sergipe.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores