Deso assina contrato histórico de financiamento com o Banco do Nordeste para a realização de obras de saneamento básico em Sergipe

Com informações da Assessoria de Comunicação da Deso

Nesta semana, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e o Governo do Estado de Sergipe assinaram um contrato histórico de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), para a realização de obras de saneamento básico em Sergipe. Ao final, o contrato vai gerar R$ 270 milhões em investimento, o maior em saneamento básico no Estado de Sergipe, que vai beneficiar direta e indiretamente aproximadamente 250 mil pessoas

Os recursos serão direcionados para obras importantes do Estado de Sergipe, como a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Semiárido, implantação da 2ª Etapa da Duplicação da Adutora do Sertão, do trecho de Nossa Senhora Aparecida à Simão Dias, implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Boquim, Carira, Itabaianinha, Nossa Senhora da Glória, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto.

Para o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, o momento é um marco na história sergipana e solidez da Companhia, ao atender o novo Marco Legal do Saneamento.  “Será necessário até 2033 que os estados tenham 99% de cobertura de água e 90% de esgotamento sanitário urbano. Em Sergipe, já temos 98% de cobertura de água e temos pouco mais de 50% da população urbana com cobertura de esgotamento. Com este contrato, estamos dando um passo gigantesco, em um momento muito difícil em termos de recursos públicos. O Governo está de parabéns e toda a equipe, pois é um marco na história de Sergipe com esse investimento em saneamento. Agradeço ao empenho de todos, assim como o Banco do Nordeste que vem sendo um grande parceiro”, destaca.

Para o superintendente estadual do BNB, Antônio César de Santana, o alcance econômico e social das obras é de extrema importância para todos os envolvidos. “É algo de uma magnitude tão grande que, de forma direta, estamos atingindo a população em torno de 250 mil pessoas. O que estamos fazendo é cidadania. E são R$270 milhões em investimentos que refletem também na geração de emprego, de renda, em pessoas que vão trabalhar para implantar esse empreendimento. E o que vai acontecer depois, é saúde pra essa comunidade. O efeito multiplicador é muito grande. Estamos fazendo desenvolvimento”, ressalta.

Os recursos autorizados também serão direcionados a Estudos e Projetos de Engenharia Sistema Abastecimento de Água; Estudos e Projetos de Engenharia do Sistema de Esgoto; Estudos e Projetos e Aquisição de Equipamentos para ETA.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores