Desenvolvido em parceria com a Sanepar, Projeto Praia Acessível já fez 275 atendimentos neste verão no Paraná

Veranista com locomoção reduzida comemora banho de mar em Caieiras

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

30/01/2019

As cadeiras anfíbias fazem parte do projeto Praia Acessível

Com dificuldades extremas de caminhar, Débora Leia dos Santos tem tomado pelo menos dois banhos de mar por dia graças às cadeiras anfíbias disponibilizadas no Balneário Caieiras, no município de Guaratuba (PR). Portadora de mielopatia espondilótica cervical, Débora diz que há 9 anos tem se locomovido com ajuda de andador ou de cadeira de rodas. Ela afirma que não fazia ideia de que poderia voltar a tomar banho de mar até usar pela primeira vez o equipamento. “A sensação é de segurança e de prazer intenso”, comemora.

As cadeiras anfíbias fazem parte do projeto Praia Acessível, desenvolvido em parceria pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS). Nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão disponíveis nove cadeiras anfíbias. Do início da Operação Verão até o dia 25 de janeiro, foram feitos 275 atendimentos às pessoas cadeirantes ou com dificuldades de locomoção. O equipamento permite o banho de mar com segurança e com acompanhamento de equipe treinada.

Débora não imaginava que voltaria a entrar no mar

Além da satisfação por entrar no mar, Débora tem se sentido valorizada. “O atendimento é muito bom. As equipes são muito prestativas, polidas e educadas, o que nos deixa mais à vontade. Se dependesse da vontade deles eu tomaria muitos banhos de mar por dia”, destaca. Muito à vontade instalada no equipamento, ela fez ainda com que a equipe desse um jeito de fazê-la mergulhar. “Eu queria de qualquer jeito de molhar a cabeça e até isso eles me ajudaram a fazer”, afirma.

EQUIPAMENTO SEGURO – As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. O equipamento possui cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 kg, as cadeiras são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso. As equipes de atendimento receberam treinamento especializado da SEDS.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?