Depasa/AC realiza manutenção em estação de tratamento de água

Portal do Saneamento Básico
15/05/2020

Novas intervenções vão permitir melhorar o abastecimento de água para mais de 34 mil famílias

Com o objetivo de eliminar vazamentos e garantir que a água tratada chegue onde deve chegar, o Governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realizou nesta terça-feira, 12, nova manutenção corretiva na Estação de Captação e Estação de Tratamento (ETA 2), localizada no bairro Sobral.

A parada programada viabilizou a retirada de vazamentos da adutora da estação de captação, limpeza e eliminação vazamentos da caixa de areia, bem como manutenção e retirada de vazamentos do sistema de filtragem da estação. A intervenção permitiu eliminar vazamentos, que já chegavam a 200 litros por segundo e garantir o abastecimento de água tratada a mais 34.500 famílias moradoras da capital.

Para a operação foram mobilizados veículos e máquinas de grande porte. O trabalho envolveu mais de 100 profissionais  das áreas de elétrica e eletromecânica. A equipe de engenharia acompanhou e orientou tudo de perto. “Foi uma megaoperação, planejada com todo cuidado para que a gente pudesse corrigir todos os problemas no menor tempo possível”, observa o diretor-presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca.

No final do dia, concluído o serviço, a ETA 2 passou a operar com a capacidade máxima de 1.600 litros/segundo e nos bairros onde, durante a execução, houve redução no abastecimento a distribuição foi retomada e está sendo gradualmente normalizada.

Combate ao desperdício

No Brasil, de cada 100 litros de água captada e tratada, somente 63 litros são consumidos. Os 37 restantes são desperdiçados. As perdas ocorrem, devido a fatores como ligações irregulares, falta de medição, quando não há instalação de hidrômetros e, principalmente, por vazamentos em residências e também na rede de água.

No Acre, todos os dias há perdas na rede ou na casa dos usuários impedindo que a água tratada chegue a muitos usuários. O combate ao desperdício é um desafio diário que o governo, por meio do Depasa, combate com planejamento, ações educativas e muito trabalho.

Na unidades de produção, as manutenções preventivas e corretivas são a estratégia para evitar perdas nas unidades de produção.

Nas ruas, todos os dias, equipes de combate a vazamentos entram em campo para consertar adutoras ou ligações rompidas na rede de distribuição. Trabalhando também em regime de plantão, essas equipes atendem 400 chamados ao mês, em média.

Nos bairros, com frequência também há necessidade de orientar sobre a importância de combater ao desperdício. “ É importante que a população também colabore pra não deixar desperdiçar água tratada. A água desperdiçada em uma casa deixa de chegar na outra”, lembra dona Maria Rocha, moradora do bairro Vitória.

Fonte: Agência AC.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?