Cosanpa discute “Bullying e suas conseqüências” em escolas municipais de Marabá (PA)

Por Assessoria de Comunicação da Cosanpa

O bullying é um ato caracterizado pela violência psicológica e/ou física, de forma, intencional e repetida contra uma pessoa indefesa. Dentro das escolas, infelizmente, ainda é um problema comum com consequências graves. Pensando em discutir esse tipo de violência no ambiente escolar, a equipe de projetos sociais da Companhia de Saneamento do Pará promoveu um ciclo de palestras com o tema “Bullying e suas conseqüências” em escolas municipais de Marabá, sudeste do estado.

Foi notado por professores e diretores que o bullying era frequente no cotidiano dos alunos, e o quanto isso estava prejudicando no aprendizado deles. “A palestra foi muito valiosa, pois é um tema bastante recorrente dentro das escolas, é uma forma de tentar coibir essa prática que não é nenhum pouco saudável, principalmente no âmbito escolar. Nossas crianças precisam desse aprendizado para que tenham um futuro melhor”, disse Cley Araújo, professora de português.

Ao longo das palestras, os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e também relatar situações que acontecem dentro da escola. “A nossa escola estava precisando muito dessa palestra, pois entendemos que não devemos apelidar nossos colegas. Diariamente acontece bullying aqui na escola, a partir de agora espero que todos nós tenhamos aprendido e possamos ser melhores e evitar esse tipo de humilhação”, destacou a aluna Clarice Carneiro.

A intenção da palestra era alertar aos alunos sobre as consequências do bullying e fazer com que esse tipo de violência reduza, principalmente, em um lugar que é focado para educação. “O objetivo dessa palestra é chamar atenção dos jovens, eles estão acostumados a fazer brincadeiras de mau gosto sem pensar nas conseqüências. E na palestra tivemos o intuito de mostrar para eles que o bullying é crime. E além disso, fazer com que esses jovens sejam multiplicadores dessas informações e dentro das escolas e assim ajudem a diminuir esse tipo de ação”, enfatizou Olympia Araújo, assistente social e palestrante.

Essa foi mais uma ação da Cosanpa dentro das escolas com a intenção de transformar o ambiente escolar em um local mais saudável. Isso porque a Cosanpa não se preocupa apenas com as questões ambientais de preservação da água e do meio ambiente, mas também com o desenvolvimento socioeducativo dos moradores que serão beneficiados com obras da Companhia. “A parceria com a Cosanpa sempre é muito enriquecedora, essas ações são de extrema importância, pois a escola não é uma instituição isolada, ela sempre precisa dialogar com outras instituições, para ajudar nesses trabalhos interdisciplinares. É sempre importante trazer temas do cotidiano para debate, pois agrega bastante na educação. Eu agradeço essa parceria e que sigamos fazendo outras atividades”, finalizou a diretora da escola, Ingrid Fernandes Brandão.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores